Parques Nacionais: visitar para conservar

08/11/2018 às 18:49
por Maira Di Giaimo

Oferecimento
Turismo em unidades de conservação cresceu 30% em 2017, segundo ICMBio

O estresse das grandes cidades e a busca por qualidade de vida e bem estar são fatores que contribuíram para o aumento de 30% na visitação em unidades de conservação em 2017. Os dados foram apurados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.  "As pessoas têm buscado mais a relação com a natureza. Isso pode estar relacionado com o modo de vida nas grandes cidades, o estresse, a correria e as pessoas têm buscado as atividades esportivas, buscado esse reencontro, essa reconexão com os ambientes naturais", explica Paulo Faria, Coordenador de Ecoturismo do ICMBio.

 

A procura por esportes radicais e turismo de aventura também é um fator que contribuiu para esse aumento, já que cada vez mais os Parques Nacionais são preparados para dar estrutura a esse tipo de atividade. "Nós do ICMBio, estamos investindo na melhoria dos parques, colocando estruturas, colocando condições de melhor atendimento a esse visitante. Então, essa somatória da beleza com o serviços ofertados, tem dado uma resposta positiva em número de visitantes", completa Ivan Baptiston, Diretor do Parque Nacional do Iguaçu.

 

Os benefícios da visitação em áreas protegidas são muitos, tanto para o turista que procura paz ou aventura, como para a própria conservação do local. Afinal, ao visitar a área, a vontade de preservá-la só aumenta. 

 

Além disso, existem diversos benefícios econômicos, tanto locais, quanto nacionais. "Em 2017 a gente teve 10 milhões de visitantes, esses 10 milhões de visitantes gastaram 2 bilhões nos municípios que ficam em volta das unidades de conservação, gerando 8 bilhões em vendas, quase 80 mil empregos e 3 bilhões para o PIB do Brasil", explica Thiago Beraldo, Coordenador substituto de concessões.

 

Veja a reportagem completa do Foco Ambiental: