Navegue por uma categoria
Categorias
09/11/2018 às 21:19
por Josélia Pegorim
As grandes áreas de instabilidade que se espalharam esta semana sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil provocaram bastante chuva na região de Brasília e de Belo Horizonte. As duas capitais passaram praticamente toda semana com predomínio de muitas nuvens e chuva. O tempo chuvoso derrubou a temperatura e a tarde desta sexta-feira foi a mais fria do ano na região de Belo Horizonte e a terceira mais fria em Brasília.
Com tempo chuvoso por mais de 24 horas, a temperatura máxima em Belo Horizonte no dia 9 de novembro foi de apenas 18,4°C, pela medição do do Instituto Nacional de Meteorologia. Esta foi a tarde mais fria em Belo Horizonte deste ano. O recorde anterior era de menor temperatura máxima era de 19,4°C no dia 20 de maio. Mas para um dia de novembro, foi a menor temperatura máxima em 12 anos, desde 11/11/2006, quando a máxima foi de 18,2°C.
Em Brasília, por causa do predomínio de céu nublado e da chuva, a temperatura também não subiu muito nesta sexta-feira. A máxima medida pelo Instituto Nacional de Metrologia foi de apenas 22,0°C. A tarde do dia 9 de novembro foi a terceira mais fria de 2018 até agora. O recorde de menor temperatura máxima é de 19,8°C no dia 4 de fevereiro.
As áreas de instabilidade permanecem sobre Minas Gerais e também sobre o estado de Goiás e o Distrito Federal neste sábado. Por isso a região de Brasília e também a região de Belo Horizonte passam um dia com predomínio de céu nublado. Chove várias vezes e ainda há condições para chuva moderada a forte em alguns momentos. A temperatura vai continuar amena nas duas capitais.
Durante o domingo, essas áreas de instabilidade devem enfraquecer, o que vai permitir a diminuição da nebulosidade. Há previsão de períodos com sol no domingo tanto em Belo Horizonte como em Brasília, mas ainda com muita nebulosidade. Algumas pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite e tem risco de chuva forte em Brasília.
Para Belo Horizonte, a previsão é de pancadas moderadas a partir da tarde. Não tem alerta para temporais.
Foto de Petrina Avelar, Belo Horizonte (MG)
Na próxima semana, a região de Belo Horizonte e de Brasília terão maiores períodos com sol e dias mais quentes. Mas com o calor e o ar bastante úmido, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo a partir do meio da tarde. Não se pode descartar a ocorrência de alguns temporais, mas não há previsão de chuva persistente como ocorreu nos últimos dias.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva acumulado em Brasília desde o início de 2018 está próximo da média anual. Do dia 1 de janeiro até 9 de novembro choveu aproximadamente 1330 mm e a média é de 1477 mm.
A chuva dos primeiros 9 dias de novembro choveu 65% da média normal de chuva para este mês.
Em Belo Horizonte choveu apenas 63,5 mm em 9 dias e a média para novembro é de aproximadamente 240 mm. O volume total acumulado desde o início do ano está em aproximadamente 1141 mm, quase 500 mm abaixo da média anual que fica em torno de 1600 mm.
NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS
por FLÁVIO SANTOS
30/11/23 às 23:54
por Roberto Meira
30/11/23 às 23:54
CIDADES RELACIONADAS
20°
min
31°
max
20mm / 67%
21°
min
30°
max
10mm / 90%