Oferecido por
Incêndio florestal no norte do estado americano se propaga rapidamente e leva cidade inteira a ser evacuada. Centenas de casas são destruídas, e governo local declara estado de emergência.
Dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a fugir de um incêndio florestal no norte do estado americano da Califórnia. As chamas atingiram a cidade de Paradise nesta quinta-feira (08/11) e ameaçam a cidade de Chico. O vice-governador da Califórnia declarou estado de emergência no Condado de Butte.
A cidade de Paradise, cerca de 290 quilômetros a nordeste de San Francisco, teve de ser evacuada. Todos os 27 mil habitantes receberam ordem de deixar suas casas e buscar refúgio. Vários civis e bombeiros ficaram feridos.
Centenas de casas foram destruídas, e parte do hospital local foi incendiada, segundo autoridades. Em poucas horas, o fogo, com chamas de até 15 metros de altura, se espalhou rapidamente, atingindo uma área de mais de 70 quilômetros quadrados.
"Quase toda Paradise está destruída", disse o capitão do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, Scott McLean, nesta quinta-feira. McLean calculou que cerca de mil estruturas foram destruídas na localidade.
A extensão do impacto ainda é desconhecida, uma vez que as autoridades estão com dificuldades em acessar o local. Relatos dão conta que a fumaça pode ser vista na baía de São Francisco.
"É uma situação muito perigosa e muito séria", disse o xerife do condado de Butte, Kory Honea. "Estou dirigindo [o carro] através do fogo enquanto falamos. Estamos fazendo tudo o que podemos para tirar as pessoas das áreas afetadas." Honea confirmou relatos de que muitas pessoas tiveram que abandonar seus veículos.
O incêndio, chamado de "Camp Fire", tem sido alimentado por ventos fortes e pela baixa umidade após meses sem chuva.
As chamas ameaçam uma região rural ao pé das montanhas de Sierra Nevada. Nas primeiras horas desta sexta-feira, as autoridades emitiram ordens de evacuação para partes da cidade de Chico, que tem cerca de 93 mil habitantes.
O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou o estado de emergência para a área atingida pelo fogo no norte da Califórnia e solicitou ao presidente Donald Trump a declaração de estado de emergência federal, afirmando que as condições meteorológicas perigosas devem durar vários dias.
A Califórnia tem passado por um dos piores anos de incêndios florestais em sua história. Neste verão [no Hemisfério Norte] ocorreram inúmeros incêndios de grandes proporções. O vale do Parque Nacional de Yosemite, bastante popular entre os turistas, ficou fechado por semanas devido à fumaça. Até então, a área atingida por incêndios em 2018 tem quase o dobro do tamanho da atingida em 2017 – e quase o triplo da média dos últimos cinco anos.
PV/lusa/dpa/rtr/ap