Oferecido por
Fortes áreas de instabilidade já começaram a avançar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul, provocando chuva em municípios próximos às áreas de fronteira com o Uruguai e a Argentina. Nesta terça-feira (13), uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul.
Tempo vira no RS
O tempo estava chuvoso em Bagé durante a manhã e o tempo virou com chuva forte e raios na região de Uruguaiana. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já foram acumulados 37 mm em Santana do Livramento, no período de quatro horas, entre às 7 horas e às 11 horas. Bagé acumulou 15 mm e Dom Pedrito 16,6 mm, em duas horas, entre às 9 horas e às 11 horas, pelo horário de Brasília, de acordo com o INMET.
Imagem de satélite mostra as nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul
Todo o estado fica em alerta para mais chuva e risco de temporais ao longo desta terça-feira. Grandes acumulados poderão ser observados especialmente no oeste gaúcho. A capital Porto Alegre tem um dia muito quente e a aproximação da frente fria e das áreas de instabilidade aumentam o risco de temporais a partir da tarde. Hoje, a temperatura máxima pode ficar próxima dos 34°C. No norte gaúcho, a chuva deve chegar só a noite.
Foto: Dolores Klassen. Aceguá/RS.
Calor no PR e SC
Os estados do Paraná e de Santa Catarina têm bastante sol e o calor aumenta. Hoje, são esperadas poucas pancadas de chuva. O oeste dos dois estados poderão ter pancadas de chuva com raios no fim do dia. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) ainda passam a tarde com o tempo firme.
Temporais se espalham pelo Sul nesta quarta
A frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quarta-feira (14) e as áreas de instabilidade devem se espalhar por toda a Região. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná ficam em alerta para temporais. A nebulosidade fica carregadas e madrugada e manhã serão marcadas por bastante chuva em todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná. No centro-sul gaúcho, a chuva começa a diminuir durante à tarde, mas nas demais áreas chove na maior parte do dia, com risco de tempestades.
O alerta também é para ventos fortes, reforçam os meteorologistas. As rajadas mais intensas deverão variar entre 70 km/h a 90 km/h.
As capitais Florianópolis e Curitiba podem esperar por chuva com raios a partir da tarde.