Noite com muita chuva em SP

30/11/2018 às 20:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Dezembro começa com alerta para temporais no estado

Calor, grande disponibilidade de ar úmido e uma forte queda da pressão atmosférica que ocorreu nesta sexta-feira, 30 de novembro, entre o Brasil e o Paraguai estimularam a formação de nuvens muito carregadas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo que provocaram fortes pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Depois da chuva que ocorreu no fim da tarde em áreas da Grande São Paulo e principalmente no litoral paulista, outra área de chuva muito forte que veio do Paraná se desloca pelo leste do estado de São Paulo.

 

No decorrer da noite, a chuva volta a cair forte sobre a capital paulista e Grande São Paulo, pelo litoral e no Vale do Paraíba.Há risco de granizo, de vento forte e potencial para alagamentos.

 

Há risco de temporais durante a noite em várias regiões do interior.



PR_SP temporal 30-11-18 animação

 

 

Volumes de chuva

Confira os maiores volumes acumulados em 6 horas, entre aproximadamente 14h e 20h, pela medição do  Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - e do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura.



Município

Local

Chuva em 6h (mm)

São Paulo

CEU São Rafael

51.6

Caraguatatuba

Fazenda Serra Mar

51.0

São Paulo

Iguatemi

48.1

São Paulo

São Mateus

43.0

Itanhaém

Nossa Senhora Sion

34.8

São Paulo

São Mateus

34,2

São Paulo

Jardim São Roberto

33.7

Mongaguá

Agenor de Campos

33,5

São Paulo

Boa Esperança

32.6

Itanhaém

São Fernando

32.5



Fim de semana de alerta

O fim de semana é de alerta para mais temporais em São Paulo. O tempo fica muito instável durante todo sábado. Várias pancadas de chuva ocorrem no decorrer do sábado e pode vir com raios e vento forte. A chuva deste sábado, 1 de dezembro, tem potencial para causar alagamentos nos centros urbanos e também transbordamento de rios.

 

Na Grande São Paulo, os  córregos na região do Grande ABC podem extravasar novamente. Novas barreiras podem cair nas encostas da Serra do Mar.

 

No domingo, 2 de dezembro, o sol reaparece por todo o estado de São Paulo. Ainda há previsão de chuva em todas as regiões paulista, mas o maior risco para chuva forte é para o Vale do Paraíba, litoral norte, Mantiqueira e para o norte do estado. Na Grande São Paulo e nas demais áreas litorâneas a chuva pode cair com no máximo moderada intensidade.

 

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%