Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão 2019 é com El Niño

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23,  no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.

Se tivéssemos que resumir um verão no Brasil em duas palavras elas seriam chuva e calor. Um verão padrão, dentro da Climatologia normal, é a época de maior concentração de ar úmido e quente sobre o país, principais ingredientes para a formação de nuvens de chuva.

 

 

É nesta estação que ocorre grande parte da chuva anual das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também da maioria das áreas da Região Norte. Na Região Nordeste, a frequência da chuva aumenta a partir de fevereiro. Na Região Sul do Brasil, o verão é marcadamente a estação mais chuvosa do ano no norte do Paraná. Nas demais regiões do Sul do Brasil o volume médio mensal de precipitação não tem grande diferença entre o verão e o inverno.

 

Sistemas meteorológicos que atuam no verão

A chuva do verão é provocada por nuvens convectivas (que se formam pelo calor e alta umidade no ar), por frentes frias, pela ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Os CCM (complexo convectivo de mesoescala) são sistemas que provocam grande volume de chuva em poucas horas e atuam em áreas do Sul, do Centro-Oeste e em parte do Sudeste. Linhas de instabilidade e o VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis) também são sistemas típicos dos meses de verão e associados com a chuva. A AB (Alta da Bolívia) também influencia a chuva do verão do Brasil. Já a ASAS (Alta subtropical do Atlântico Sul) é um sistema meteorológico que também pode atuar com força no verão causando bloqueios atmosféricos que reduzem a chuva.

 

Vários destes sistemas atuam em cada Região do Brasil durante o verão. A intensidade e posicionamento de alguns deles, como a ZCAS, a ASAS, AB, ZCIT são modificados por fenômenos oceânicos-atmosféricos globais como El Niño e La Niña.

Saiba mais sobre os sistemas meteorológicos que atuam nos meses de verão

 

Verão 2019 é com El Niño

O verão 2019 terá um diferencial importante e que vai determinar mudanças nas características básicas da estação em cada Região do Brasil.  Será um verão influenciado pelo fenômeno El Niño, que se efetiva com fraca a moderada intensidade até o fim de dezembro de 2018 e começo de 2019. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, persistindo só mesmo nos meses de verão. O outono 2019 já não terá influência deste fenômeno.

 

De forma geral, a previsão climática aponta que a chuva de janeiro de 2019 será próximo da normalidade para o mês na maioria das áreas do país. O maior impacto do El Niño no verão 2019 será durante o mês de fevereiro que terá aumento do calor e redução da chuva. Em março a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño.

 

A meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves dá mais detalhes sobre o cenário climático esperado para o verão de 2019 diante do fenômeno El Niño.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias