Alerta para mais temporais no RS nesta quarta-feira

18/12/2018 às 15:42
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Condições do tempo continuam favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva sobre a Região Sul

O Sul do Brasil continua com o tempo instável sujeito à mais temporais. A chuva já foi volumosa no Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas e mais chuva deve cair sobre o estado, com as pancadas acontecendo desde a madrugada desta quarta-feira (19).  

 

Mais temporais nesta quarta

Uma frente fria chegou ao litoral do Rio Grande do Sul, mas tem a tendência de se afastar para o mar. Ainda assim, influencia o tempo no estado gaúcho nesta quarta. A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina associada ao calor e alta umidade do ar, também contribui para a formação de mais nuvens carregadas. 

 

A situação é de alerta para temporais a qualquer momento do dia no Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre. Na hora da chuva, as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h.  

 

O tempo fica mais instável também em Santa Catarina, com pancadas de chuva no oeste e no sul do estado no decorrer do dia. Já o Paraná, terá uma quarta-feira de muito sol e calor e há previsão de pancadas de chuva entre à tarde e a noite, com risco de temporais. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) terão um dia quente e que pode terminar com chuva forte, acompanhada por raios e rajadas de vento. 

 

Foto: Dolores Klassen. Colônia Nova/RS.
 

Chuva volumosa no RS 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 78,4 mm em Quaraí, entre às 10 horas da segunda-feira  (17) e às 10 horas desta terça-feira (18). Choveu 45,8 emm Encruzilhada do Sul, 41,4 mm em Santana do Livramento e 33 mm em Uruguaiana, no mesmo período. 

 

Municípios de Santa Catarina e do Paraná também receberam pancadas de chuva, porém em menores volumes. O risco de temporais aumenta nesta quarta-feira. 

 

A primavera está chegando ao fim e o verão começa no próximo dia 21 de dezembro, às 20h23, no horário de Brasília. Os próximos dias ainda serão marcados por pancadas de chuva e temporais na Região Sul.  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%