Chuva diminui no Nordeste

18/12/2018 às 16:02
por Angela Ruiz

Oferecimento
A presença de um VCAN deixa o ar mais seco na maioria dos estados

A presença de um Vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN deixa o ar mais seco sobre grande parte do Nordeste.

 

Nesta quarta-feira, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem na maioria dos estados da Região. Com isso, o sol aparece forte e o calorão aumenta. Pelo interior, nordestino, áreas de agreste e sertão por causa da secura do ar e do sol forte a população deve ficar atenta a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo de 30%.

 

Foto de Gustavo Carvalho, Salvador (BA)

 

No Piauí e no Maranhão, por causa da umidade alta e do forte calor, as nuvens crescem e se espalham pelos dois estados e ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios.

 

Para os últimos dias da Primavera, não há mudanças significativas no Nordeste. O sol aparece forte e faz bastante calor na Região. O ar continua seco na Bahia, Sergipe, Alagoas, agreste, sertão de Pernambuco e da Paraíba, sul e leste do Piauí.

 

Nas demais áreas, a umidade alta e o calor favorecem a ocorrência de pancadas de chuva por vezes de moderada a forte intensidade.

 

Chuva no Nordeste

Em Teresina, já choveu 3 vezes mais do que normalmente chove em um mês de dezembro. Dados da estação automática do Inmet, mostram que no período de 01/12 até 9h do dia 18/12 já foram acumulados quase 360 milímetros de chuva na cidade. A média para o mês é de 110,1 milímetros

  

No mapa abaixo você observa a chuva acumulada de 2 a 17 de dezembro de 2018. Segundo  o INMET, neste período o Nordeste foi um dos lugares onde mais choveu no Brasil.

 

BR_chuva 15dias - 1 a 17 dez 2018 - INMET (1)

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

32°
max

20mm / 67%

Salvador - BA

25°
min

33°
max

0mm / 0%