Condições de chuva aumentam no Nordeste

21/12/2018 às 17:13
por Angela Ruiz

Atualizado 21/12/2018 às 17:38

Oferecimento
VCAN enfraquece e umidade aumenta em algumas áreas

O Verão começa com muito sol, calor e chuva no Nordeste.

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical atua na costa norte do país e ajuda a formar nuvens carregadas entre o litoral de Fortaleza e São Luís. Nestas localidades, chove de moderada a forte  intensidade com raios. Entre o litoral de Recife e Natal a chuva acontece de forma rápida e passageira.

 

O forte aquecimento e a umidade alta ajudam a formar nuvens na região de Carolina (MA) e em Teresina (PI) que provocam pancadas de chuva à partir da tarde e a noite. 

 

O Vórtice Ciclônico em Altos Níveis( VCAN) que atua pelo interior da Região inibe a chuva na Bahia, sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, áreas de agreste e sertão. 

 

Foto: Franciarly Silverio Viana - Bernardino Batista - PB

 

VCAN perde força

 

Esse Vórtice Ciclônico em Altos Níveis( VCAN) que inibe a formação de nuvens de chuva vai perder força nos próximos dias.

 

No domingo, todo o interior da Bahia sul do Piauí, o estado de Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão um dia de sol forte, calor sem chuva. No interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e no sul da Bahia, o ar seco perde força, a umidade aumenta e volta a chover à partir da tarde acompanhadas de raios.

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical deixa o tempo instável no litoral do Maranhão e a chuva acontece a qualquer hora do dia. 

 

Previsão para o Natal

 

A véspera de Natal o tempo fica quente e seco no centro-leste da Bahia, em Sergipe, interior de Alagoas e de Pernambuco. Já no sul e oeste da Bahia, a maior parte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no Rio Grande do Norte e da Paraíba, o sol aparece as nuvens aumentam e chove a partir da tarde e noite. Nas praias de Recife e Maceió, o sol aparece forte e chove rápido a tarde.  

 

No dia de Natal, o tempo fica seco, quente e sem chuva na região de Petrolina e Paulo Afonso na Bahia, no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe. Nas demais áreas, o sol aparece, faz calor as nuvens crescem e à partir da tarde ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade que podem vir acompanhadas de raios. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%

Teresina - PI

23°
min

33°
max

20mm / 67%