Macapá e Belém com chuva acima da média

21/12/2018 às 15:46
por Redação

Oferecimento
Veja como fica a previsão para o Natal

As áreas de instabilidade tropicais formadas pelo excesso de calor e a alta umidade predominam neste início de verão no Amazonas, Acre, norte Rondônia e na região de Santarém no Pará. Nestas localidades, o tempo fica instável com alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia.

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia diretamente o Amapá e o norte do Pará neste sábado (22), e ajuda a formar nuvens carregadas que se espalham intercalando alguns períodos de sol durante o dia. Há condições para chuva a qualquer hora do dia que pode ser de moderada a forte intensidade.

 

Em Roraima, o ar está mais seco o que dificulta a formação de nuvens de chuva. Faz calor.

Nas demais áreas do Norte do Brasil, o forte aquecimento associado à umidade alta favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva acompanhadas de raios que ocorrem a partir da tarde e a noite.

 

O domingo (23) será mais um dia de sol, calor e umidade alta no Norte do Brasil. As áreas de instabilidade continuam influenciando o Acre e o Amazonas e provocam chuva a qualquer hora do dia. A ZCIT espalha nuvens carregadas sobre o Amapá e Pará e deixam o tempo bastante instável.

Nas demais áreas, o calor e alta umidade ajudam a formar nuvens que provocam pancadas de chuvas com descargas elétricas atmosféricas a partir da tarde e a noite.

 

Foto: Ane Praia - Manaus - AM

Como fica a tendência do tempo no Natal

Durante a véspera e o dia de Natal, áreas de instabilidade formadas pela umidade alta e o forte calor na Região e a presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical na costa norte do país vão ajudar a organizar e espalhar grandes nuvens sobre os estados. Pode chover de forma frequente e volumosa no oeste do Amazonas e no leste do Amapá. Nas demais áreas, mesmo com a presença do sol as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva com raios a partir da tarde e anoite, exceto no centro-norte de Roraima, onde o ar fica mais seco, na terça-feira. 

Chuva acima da média

As cidades de Macapá e Belém já ultrapassaram a média de chuva para o mês de dezembro. Do dia 01/12 a 20/12 já choveu em Macapá um total de 294,2 milímetros. A média é de 153,5 milímetros. Já em Belém, choveu no mesmo período, 337,1 milímetros. A média é de 268,3 milímetros.

Para os próximos dias, a tendência é que o tempo continue instável nestes primeiros dias de Verão nas duas capitais da Região Norte do país.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

33°
max

10mm / 90%

Natal - RN

26°
min

31°
max

2mm / 90%