Oferecido por
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.
O verão 2019 terá influência do fenômeno El Niño, que se efetiva durante o mês de janeiro e vai atuar com fraca a moderada intensidade durante a estação. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, enfraquecendo rapidamente durante o outono de 2019.
Tendência para o verão 2019 no Centro-Oeste
Uma das influências mais notáveis do El Niño no Centro-Oeste e fazer com que as temperaturas fiquem mais elevadas do que o normal. O El Niño dificulta a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e por isso a chance de ocorrer a "invernada" no Centro-Oeste é baixa neste verão.
Durante o mês de janeiro de 2019, as pancadas de chuva continuam constantes, principalmente nas primeiras semanas. A maioria das áreas da Região Centro-Oeste deve terminar o mês com um volume de chuva próximo da média Climatológica. A chuva pode ficar acima da média no oeste e sul de MT, sul de GO e no MS.
Durante o mês de fevereiro, ocorre uma diminuição das chuva podendo ser observados dias consecutivos de tempo seco, onde a temperatura tende a atingir valores bastante elevados. De forma geral, será um mês quente e que deve terminar com chuva dentro da normalidade na maior parte da Região. Mas a chuva fevereiro ficará abaixo da média em GO e no DF.
Em março de 2019, o padrão de chuva é restabelecido e as pancadas voltam a ser frequentes. O mês deve terminar com volumes de chuva acima da média em quase todas as áreas do Centro-Oeste. A sensação de calor continua.