Oferecido por
Nuvens muito carregadas voltaram a crescer sobre a Grande São Paulo, e em outras áreas do estado de São Paulo, por causa do intenso calor, provocando temporais na primeira tarde de 2019. Na região da capital paulista, a temperatura chegou aos 32°C.
O temporal em áreas da zona leste da capital fez com que o córrego Lageado transbordasse às 16h20. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo pôs a zona leste da cidade em atenção para alagamentos pouco antes das 15 horas. Às 16h45, conforme o site do CGE, as zonas leste, norte, a região da Sé e a marginal Tietê estavam em alerta para alagamentos.
As áreas de chuva forte se espalharam rapidamente entre as zonas leste e norte da cidade de São Paulo e sobre municípios entre Campinas e São Paulo e do leste da Grande São Paulo.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra estas nuvens carregadas como manchas em tons claros entre Campinas e Grande São Paulo.
Até o começo da noite, pelo menos, há risco de fortes pancadas de chuva sobre a Grande São Paulo e outros locais do estado como o Vale do Paraíba , Campinas e a divisa com Minas Gerais.
Volumes de chuva
Confira alguns volumes de chuva elevados registrados em apenas 1 hora, entre 15h10 e 16h10 pelo CEMADEN
São Paulo/Itaquera: 52,7 mm
São Paulo/Cangaíba: 52,1 mm
Ferraz Vasconcelos/Centro: 44,1 mm
Monte Mor/Parque Imperial: 33,8 mm
Campinas/Vila Vitória: 33,8 mm
Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP
Foto de Philippe Peinhopf de Paula, São Paulo (SP)