Brumadinho terá pancadas de chuva no fim de semana

25/01/2019 às 22:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Baixa pressão atmosférica se intensifica no interior do Sudeste. Janeiro tem sido de pouca chuva na região da Grande BH.

As condições para chuva aumentam neste fim de semana na região de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, onde ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos de minérios. Na hora do acidente, no começo da tarde da sexta-feira, 25 de janeiro, toda a região de Brumadinho tinha sol e pouca nebulosidade. Por volta das 21 horas, a imprensa informava mais de uma centena de pessoas desaparecidas.

 

A imagem das nuvens sobre a região captada pelo satélite GOES 16 às 15h45  de 25/1/19 mostra que toda a região da Grande Belo Horizonte continuava com poucas nuvens. A nebulosidade de chuva aparece como manchas azuis, verdes, esbranquiçadas e em vermelho. As áreas com poucas nuvens aparecem em tom de marrom.

 

 

Poucas nuvens sobre Brumadinho em 25/1/19 às 15h45

 

 

Na outra imagem de 19h30 de 25/1/19, já se nota um aumento da quantidade de nuvens (manchas amarelas), mas sem chuva.

 

 

Nebulosidade sobre a Grande BH em 25/1/19 às 19h30

 

Chuva no fim e semana

Áreas de instabilidade voltam a se formar sobre a Região Sudeste do Brasil neste fim de semana. Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o interior da Região, o que vai facilitar a formação de nuvens de chuva. Por isso, as condições para chuva aumentam também sobre a Grande Belo Horizonte.

 

A madrugada e manhã do sábado, 26, serão com tempo firme, sol e sem risco de chuva em Brumadinho. Porém, na manhã de sábado já ocorre um aumento da quantidade de nuvens. Pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento fortes (até 70 km/h) podem ocorrer na tarde e noite do sábado. As pancadas do sábado começam mais cedo. As primeiras pancadas devem começar por volta das 14h.

 

Para o domingo, 27, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há isco de chuva moderada a forte.

A partir de segunda-feira, 28, um sistema de alta pressão atmosférica ganha força novamente sobre o Sudeste reduzindo a nebulosidade e a chuva.

 

 

Brumadinho (MG) - Foto da Polícia Militar de MG/Fotos Públicas

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

11°
min

25°
max

0mm / 0%