Alerta de temporais e chuva volumosa no RJ nesta quarta-feira

12/02/2019 às 11:28
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Situação é de tempo severo e população deve se preparar para muita chuva

Os meteorologistas alertam para uma nova mudança no tempo e aumento da chuva no estado do Rio De Janeiro nesta quarta-feira (13). A situação é de tempo severo, para o risco de temporais e chuva volumosa no Grande Rio e em todas as áreas fluminenses. 

 

Tempo Severo 

Uma frente fria avança pelo oceano próxima ao litoral de São Paulo e vai passar pelo mar, na altura do Rio de Janeiro ao longo desta quarta-feira. "A frente fria forma um sistema baixa pressão atmosférica, que desta vez, ficará posicionado mais próximo à costa do Espírito Santo, mas ainda assim, influenciando o estado do Rio de Janeiro e formando nuvens carregadas", explica o meteorologista Daniel Orlandi.  

 

A previsão é de muita chuva, que pode começar já na madrugada desta quarta e se estender ao longo do dia. A chuva vem em forma de temporais, com raios e rajadas de vento e também grossa em vários momentos, gerando acumulados elevados. A população deve se preparar e ficar atenta aos avisos meteorológicos e às orientações da Defesa Civil, evitando áreas de risco. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. 

 

O perigo existe principalmente para o Grande Rio, a Costa Verde, outras áreas litorâneas e a região serrana do Rio de Janeiro. 

Acompanhe as temperaturas para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias. 

 

Ventos fortes 

A situação meteorológica será favorável à ventos fortes no litoral e estado do Rio de Janeiro. Rajadas de vento intensas perto de 100 km/h poderão ser observadas. 

Grande frente fria traz ventania para o centro-sul do Brasil 

 

Mar agitado 

Juntamente com a chuva forte e volumosa, a situação também será de alerta no mar. A agitação marítima deve ocorrer em todo o litoral do Rio de Janeiro, com ondas de até três metros. A Marinha do Brasil já emitiu alerta de ressaca do sul fluminense até a região de Arraial do Cabo.   

 

Foto: André Madeira. Rio de Janeiro/RJ.

 

A chuva intensa deve perder força na quinta-feira (14), mas novas áreas de instabilidade voltam a atuar e provocar mais chuva na sexta-feira (15) e durante o fim de semana. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

34°
max

0mm / 0%