Pará e Amapá registram muita chuva em 24 horas

19/02/2019 às 11:22
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade se intensificaram e acumulados foram elevados em diversas áreas da Região Norte

Áreas de instabilidade ganharam força sobre estados da Região Norte e diversos municípios  tiveram volumes de chuva elevados. Os estados do Pará e Amapá se destacaram por acumulados de chuva acima de 60 mm em 24 horas

 

Alerta de temporais 

Os ventos marítimos estão conseguindo transportar bastante umidade em direção ao Pará e ao Amapá favorecendo a formação de muitas áreas de instabilidade. O calor e a umidade

também presentes na Região, ajudam a manter as condições para chuva. A terça-feira (19) segue instável com mais pancadas de chuva sobre o Amapá e o Pará, que poderão ser fortes e volumosas, inclusive nas capitais Macapá (AP) e Belém (PA).  Os temporais podem ocorrer a qualquer momento. O Tocantins e a capital Palmas também ficam mais instáveis com expectativa de várias pancadas de chuva. 

 

Já em Rondônia, no Acre e no Amazonas, os períodos de sol serão maiores e as pancadas de chuva com raios acontecem principalmente a partir da tarde. Apenas Roraima, continua com baixa chance de chuva. 

 

Foto: Roberto Meira. Belém/PA.

 

Quanto choveu?

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 68,7 mm em Macapá (AP), 65,2 mm em Dom Eliseu (PA), 64,4 mm em Cametá (PA) e 60,4 mm em Manicoré (AM), no período entre às 9 horas de segunda-feira (18) e às 9 horas desta terça-feira (19). Vários municípios tiveram volumes de chuva moderados entre 30 a 45 mm, no mesmo período. 

 

Confira abaixo os dez maiores volumes de chuva registrados no Norte do Brasil entre segunda e esta terça-feira: 

 

 

tabela-chuva-norte

 

 

Os próximos dias vão continuar com chuva em quase todo o Norte do Brasil. O transporte de umidade do oceano vai ajudar para manter frequente a formação das áreas de instabilidade.  

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 90%