Vitória com mais calor que o normal neste Verão

28/02/2019 às 17:01
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja a previsão para os próximos dias

O Espírito Santo, voltou a ser um dos locais mais quentes do Brasil, neste último dia de fevereiro. O termômetro subiu na capital capixaba. A temperatura máxima foi de 37,1ºC  e foi a terceira maior do ano, até agora. O recorde é de temperarura é de 37,7ºC, ocorrido no dia 24/02. Em Nova Venécia, o termômetro chegou a 38,5°C, segundo Inmet.

 

 

Mais calor que o normal

 

Vitória tem estado muito quente e, isto é consequência da falta da chuva. Embora o total de chuva em fevereiro tenha superado a média histórica, o número de dias com chuva foi pequeno. Em 28 dias, o INMET registrou alguma chuva em apenas 8 dias.

 

No total foram acumulados aproximadamente 141 mm de chuva, 78% acima da média para fevereiro que é de 79 mm. Porém, pouco mais da metade do total de chuva que caiu no mês ocorreu em apenas 24 horas, entre os dias 7 e 8, quando choveu 73 mm.

 

Janeiro de 2019 teve um muito seco, com apenas 8,2 mm acumulados. Foi o janeiro mais seco desde 2015 quando não choveu na capital capixaba. Além disso, janeiro de 2019 foi o janeiro mais quente em Vitória desde 1993.


Em Vitória, tem feito mais calor do que o normal neste verão. Segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a média da temperatura máxima de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 ficou mais de 1 grau acima do normal. 

 

Mês 

Média da T máx (°C)

em cada mês 

Mdia T máx histórica do mês diferença da média
Dezembro 2018 31,3°C 30,0°C 1,3
Janeiro 2019 33,7°C 31,2°C 2,5
Fevereiro 2019  34,4°C 31,7°C 2,7
       

Próximos dias

 

O sol aparece forte nesta sexta-feira no Espírito Santo. O calor é intenso e as pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer à tarde e à noite. No sábado, sia com  sol forte e muito calor, com pancadas de chuva e raios, moderadas a fortes, à tarde e à noite em todo o estado capixaba.

 

No domingo de Carnaval, previsão de sol forte em Vitória e no litoral do Espírito Santo. Em todas as áreas capixabas podem ocorrer as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes. A chuva não se prolonga por muitas horas.

 

Na segunda-feira, o dia será de sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, no Espírito Santo. Pela manhã, pode pode chover rápido na faixa litorânea.

 

Na terça-feira, Vitória têm várias horas com sol, mais calor do que nos dias anteriores, mas algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer em parte da tarde e da noite. Na região de São Mateus, o tempo fica mais instável com aumento de nuvens e chuva a qualquer hora do dia. 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

16°
min

27°
max

0mm / 0%