Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço do temporal em São Paulo no domingo de Carnaval

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de  Graziella Gonçalves, São Paulo (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

 

A presença de uma frente fria no mar, ao largo do litoral paulista, a grande disponibilidade de umidade no ar e o calor formaram vários aglomerados de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo, que provocaram fortes pancadas de chuva também sobre a Grande São Paulo.



Na cidade de São Paulo, as pancadas de chuva na tarde do domingo de Carnaval começaram mais cedo do que no sábado. A chuva intensa novamente ocorreu só em alguns bairros, embora nuvens carregadas tenham se formado por toda a cidade.

 

Desta vez, a zona leste paulistana foi a mais atingida pela chuva intensa. No Jardim Romano e no Itaim Paulista, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou cerca de 50 mm em apenas 1 hora de chuva, entre 16h50 e 17h50 do domingo, 3. Tecnicamente um acumulado de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva forte. Fortes pancadas de chuva também ocorreram na região de Socorro (zona sul) e na Vila Maria (zona norte).

 

No sábado, 2, a zona oeste e o centro da cidade foram as regiões que receberam os maiores volumes de chuva. Na Lapa e no Butantã choveu cerca de 90 mm em 2 horas e na região da Sé, foram cerca de 75 mm, pela medição do CGE. Mas choveu entre 50 mm e 60 mm no Campo Limpo, na Freguesia, na Vila Prudente e em São Miguel Paulista.

 

Balanço do temporal do sábado de Carnaval

 

Confira quanto choveu na cidade de São Paulo entre 14 horas  e 17 horas do domingo, 3 de março, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - e do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo

 

 

Total de chuva entre 14h e 17h em São Paulo de 3/3/19

 

 

Transbordamento de córregos

Depois da chuva muito volumosa de fevereiro, o nível dos córregos e rios da cidade de São Paulo está bastante elevado e estão mais sujeitos a extravasamento, mesmo com os temporais isolados.

Neste domingo, 3 de março, o córrego Franquinho ( na altura da Av. Dom Hélder Câmara) atingiu a cota de emergência, depois de ter transbordado no sábado. Os córregos da Paciência (altura da Av. Edu Chaves), na zona leste, e o córrego Ipiranga, na altura da Praça Leonor Kaupa, na zona sudeste, transbordaram.

Pelo monitoramento do SAISP, o rio Tietê na altura do Jadim Guaracy, em Guarulho, atingiu a cota de emergência na noite do domingo.

 

 

Confira os maiores volumes de chuva registrados pela rede telemétrica do Alto Tietê  monitorada pelo SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo:

Rio Aricanduva - Rua Alfredo Frazão - 45,6 mm

Rio Tietê - Barragem da Penha - 43,2 mm

Córrego Rincão - Montante do Piscinão - 38,2 mm

Córrego do Lajeado - Rua Manuel B. de Lima - 37,8 mm

Córrego Água Espraiada - Cabeceira - 36,0 mm

Córrego Itaquera - Rua Santa Divina - 31,8 mm

Córrego Franquinho - Dom Hélder Câmara - 30,5 mm



 

Foto de Graziella Gonçalves, São Paulo (SP)

 

Raios

Neste domingo, 3, entre 12 horas e 18h31, a rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 6735 raios sobre a região metropolitana de São Paulo, sendo que 1663 chegaram ao solo.

 

 

Granizo

O CGE informou que houve queda de granizo no domingo na Vila Mariana, no Jabaquara, no Planalto Paulista, no Ipiranga, na Moóca e na Vila Gumercindo.



Rajadas de vento

48,2Km/h - 15h00 - Aeroporto de Congonhas

44,4Km/h - 15h35 - Aeroporto de Guarulhos

46,3Km/h - 16h00 - Aeroporto de Guarulhos

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias