Carnaval com quase 40°C em Roraima

04/03/2019 às 15:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor bate recorde em Boa Vista. Fortes pancadas de chuva ocorrem pelo Norte do Brasil.

A maioria dos estados brasileiros vem tendo fortes pancadas de chuva neste carnaval, mas em Roraima ocorre o oposto. O calor é intenso e o sol é que comanda nesta época. Março é um mês de seca, de pouca chuva e de muito calor em Roraima.

 

Na capital, Boa Vista, o Carnaval 2019 está sendo muito quente. A temperatura bateu sucessivos recordes desde o começo da folia. A tarde do domingo, 3 de março, foi a mais quente do ano até agora com temperatura de 39,1°C, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No sábado, a temperatura máxima foi de 38,6°C e na sexta-feira, 1 de março, a máxima chegou aos 38,1°C.

 

O sol forte e o calorão predominam em Roraima por mais alguns dias, mas os demais estados da Região Norte continuam tendo muitas pancadas de chuva e de forte intensidade.

 

ZCIT atua na Região Norte

Nesta terça-feira, 5 de março, as áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - continuam ativas sobre o nordeste do Pará e provocam pancadas de chuva frequentes e fortes nesta região. Há risco de temporais também em Belém.

Outras áreas de instabilidade se formam pelo interior do Pará e sobre o Tocantins provocando muita nebulosidade e várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes, inclusive sobre Belém e Palmas.

 

O fim de semana de Carnaval foi de muita chuva em alguns locais do Pará e do Tocantins. Entre 9 horas do sábado,dia 2, e 9 horas do domingo, 3 de março, O INMET registrou 131,2 mm em Tucumã (PA), 105,8 mm em Colinas do Tocantins (TO), 102,6 mm em Santa Fé do Araguaia (TO) e 88,0 mm em Xinguara (PA).

 

Amazonas, Amapá, Acre e Rondônia têm grandes períodos com sol nesta terça-feira de Carnaval, mas com o ar muito úmido e quente que predomina nestes estados, nuvens carregadas crescem durante e o dia e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade nas capitais destes estados.

 

Tendência para  semana

Até o fim da semana, o calor intenso e o tempo seco predominam em Roraima. Os demais estados têm sol, calor e pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

24°
min

33°
max

30mm / 83%