Calor aumenta no Sudeste e pancadas de chuva continuam

12/03/2019 às 23:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba as regiões mais sujeitas a temporais

Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o Sudeste do Brasil nesta quarta-feira diminuindo as condições para formação de instabilidade sobre a Região. O calor aumenta, de forma geral, com a redução da nebulosidade e da chuva e também pelo predomínio de vento quente, vindo do interior do país.

 

O Noroeste Mineiro e a região do Vale do Jequitinhonha, ambas próximas da Bahia, devem ficar entre as áreas mais quentes do país nesta quarta-feira, 13 de março, com temperaturas entre 37°C e 39°C. Outra região onde o calor vai chamar atenção é o Espírito Santo, onde a temperatura poderá chegar a 37°C em alguns locais.

 

Calor e pancadas de chuva

Mesmo com a diminuição da quantidade de áreas de instabilidade, as pancadas de chuva com raios continuam a ocorrer à tarde e ou à noite na maioria da regiões do Sudeste e ainda há risco de temporais.

O calor é ingrediente importante para a formação das nuvens carregadas, mas as pancadas de chuva ocorrem em pequenas áreas. Não há previsão de chuva generalizada sobre a Região Sudeste, mas algumas pancadas podem ser fortes.

 

 

Foto de Wisley Roberto da Silva, Rio Pomba (MG)

 

 

Risco de temporal

Nesta quarta-feira, 13, o maior risco de temporal é para o estado de São Paulo, o Sul Fluminense (região próxima a São Paulo), o Sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. As Entre as regiões metropolitanas, a Grande São Paulo é a que tem maior chance de voltar a ter problemas por causa da chuva,  mas a chuva forte não vai ocorrer em toda a capital paulista e nem em todos os municípios da Grande São Paulo. Nesta terça-feira, a zona norte paulistana foi a mais afetada pelos temporais.

Na Grande Vitória, é o calor que vai incomodar um pouco mais. Não tem previsão de chuva.

Na região da cidade do Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, o sol fica forte em grande parte do dia, mas algumas pancadas de chuva de curta duração podem ocorrer especialmente no fim da tarde.

 

Tempo seco

O sol forte e o tempo seco predominam sobre o Espírito Santo. Só tem previsão de pancadas de chuva para o sul capixaba. Em Minas Gerais, esta quarta-feira será mais quente e sem previsão de chuva no Vale do Rio Doce, no Noroeste Mineiro e no Vale do Jequitinhonha.



Tempo mais instável a partir de 5ª feira

A partir da quinta-feira, 14 de março, as condições para chuva voltam a aumentar sobre a Região Sudeste por causa do deslocamento de uma frente fria em alto-mar.

O Espírito Santo, o norte e o leste de Minas Gerais voltam a ter pancadas de chuva. O risco de temporais aumenta na Grande São Paulo e no Grande Rio. A partir da sexta-feira, 15, as condições para chuva aumentam em Belo Horizonte

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%