Chuva em São Luís já atinge 63% da média de março

12/03/2019 às 16:37
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica a previsão nesta 4ª feira

 

As áreas de instabilidade tropicais formadas pelo excesso de calor e a alta umidade predominam em quase todo o Nordeste do Brasil. Nesta quarta-feira, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o Maranhão, Ceará e o Rio Grande do Norte e os ventos marítimos que chegam ao Recife, Maceió e João Pessoa ajudam a formar nuvens carregadas que se espalham intercalando alguns períodos de sol durante o dia. Há condições para chuva forte a qualquer hora. É alto o risco de temporais.  

 

Em Ilhéus, Salvador e Aracaju, o sol brilha forte e ocorrem pancadas de chuva rápidas e passageiras.

Na Região de Vitória da Conquista (BA) ar está mais seco o que dificulta a formação de nuvens de chuva. Faz calor.

 

Nas demais áreas do Nordeste, o forte aquecimento associado à umidade alta favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva acompanhadas de raios que ocorrem a partir da tarde e a noite.

 

Chuva em São Luís já atinge 63% da média de março

 

Na Climatologia anual, março é o mês mais chuvoso em São Luís. E, desde o início do mês, a capital do Maranhão vem registrando chuva praticamente todos os dias. Segundo dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01 até 9h da manhã do dia 12/03, já foram acumulados aproximadamente 292 milímetros, o que representa 63% da média de março.

 

Desde o começo de 2019, São Luís está tendo muita chuva. Ainda de acordo com o Inmet, em janeiro choveu aproximadamente 350 mm, 52% acima da média. Em fevereiro choveu 515 mm, 60% acima da média. Fevereiro de 2019 e de 2018 foram os fevereiros mais chuvosos na capital do Maranhão desde 2007, quando o mês acumulou 545,1 mm.

 

Foto: Allison - São Luís - MA

 

Ar seco ganha força no interior da Bahia

 

A partir de quinta-feira, o ar fica mais seco pelo interior da Bahia, dificultando a formação de nuvens de chuva, inclusive na capital baiana.

 

A ZCIT espalha nuvens carregadas sobre a costa norte e no litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. O tempo fica mais instável com previsão de chuva forte.

Nas demais áreas, o calor e alta umidade ajudam a formar nuvens que provocam pancadas de chuvas com descargas elétricas atmosféricas a partir da tarde e a noite.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

21°
min

29°
max

5mm / 60%

Recife - PE

21°
min

27°
max

15mm / 80%