Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

22/03/2019 às 21:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
O Sol, a Terra e o Tempo. O Sol fornece a energia que alimenta toda a vida na Terra.

No dia 23 de março, a comunidade meteorológica comemora o  "Dia Meteorológico Mundial".

A data foi criada em 1950 para celebrar a entrada em vigor da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), que é um órgão internacional ligado à ONU - Organização das Nações Unidas. A WMO tem sede em Genebra, na Suíça.

 

 

A cada ano, a WMO lança um tema para reflexão pela sociedade e pela comunidade meteorológica mundial para comemorar o 23 de março. O tema de 2019 relaciona a vida na Terra e seu “motor” principal, o Sol.  O tema é:  o Sol, a Terra e o Tempo.

 

 

 

Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

 

 

 Aquecimento diferenciado

No seu caminho anual ao redor do Sol e com seu giro diário no próprio eixo, cada porção de terra e de água do planeta Terra é aquecida diferencialmente pelo Sol.

É este aquecimento diferenciado ao longo do ano que nos dá zonas mais quentes e mais frias no planeta. A diferença de temperatura gera variações da pressão atmosférica que nos dá o vento, o movimento das massas de ar. E todas estas diferenças que mudam diariamente, que são mais ou menos acentuadas dependendo da época do ano, nos dão a chuva e as secas. O sol e a chuva são a sustentação da vida no planeta.

 

 

Aquecimento global

Na sua reflexão sobre o tema do Dia Meteorológico Mundial de 2019, o secretário geral da WMO, Petteri Taalas, alerta que “Medições feitas por satélite nos últimos 30 anos mostram que a produção de energia do Sol não aumentou e que o aquecimento recente observado na Terra não pode ser atribuído a mudanças na atividade do Sol.

 

A preocupação com o aquecimento global é cada vez maior e mais presente na vida terrestre. Petteri Taalas comenta: “ Se a tendência atual das concentrações de gases de efeito estufa continuar, poderemos observar aumentos de temperatura de 3 ° C a 5 ° C até o final do século.”

 

As mudanças no clima do planeta afetam de alguma forma toda a vida terrestre. Nas suas palavras sobre o tema “Sol, Terra e Tempo”, o senhor Taalas comentou que as simulações do clima global apontam para um cenário de extremos de temperatura nas regiões continentais e oceânicas, aumento de precipitação em diversas regiões do planeta, mas secas em outras.

 

Entender o Sol

O Sol é o “motor” da vida do nosso planeta Terra e nos fornece energia mesmo nos dias nublados. Entender cada vez melhor como o Sol influencia o tempo e o clima na Terra é “fundamental para a missão central da WMO de construir sociedades resilientes”, disse o senhor Taalas.

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12