Frente fria avança pelo litoral do Sudeste nesta terça

25/03/2019 às 22:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Condições para chuva aumentam e temperatura será afetada no decorrer da semana

Uma frente fria avança no mar e nesta terça-feira, 26 de março, passa pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio De Janeiro. Na quarta-feira, 27, a frente fria chega ao Espírito Santo. A passagem deste sistema pelo litoral do Sudeste vai estimular o aumento das condições para chuva em todos o estados.



A tempestade tropical Iba continua  ao largo do litoral do Espírito Santo, mas se afastando cada vez mais para o alto mar. Sua instabilidade é forte sobre o mar e não chega ao continente.

Na animação das imagens do satélite GOES 16, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas em vermelho e em amarelo.

 

Tempestade Iba - anima 25-3-19

 

 

Queda da temperatura

A semana começou quente e abafada na Região Sudeste, mas vai terminar fresquinha. Nas capitais, a temperatura na segunda-feira foi quente e com temperatura acima dos 30°C.

Esta frente fria está associada a uma grande massa de ar frio de origem polar que também vai avançar para costa do Sul e do Sudeste do Brasil nos próximos dias. Os ventos frios começam a causar queda da temperatura no Sudeste durante a quarta-feira, 27, mas é na quinta e na sexta-feira que o ar esfria mais. Neste dois dias, a temperatura máxima nas capitais do Sudeste deve se manter abaixo dos 30°C. O sábado também será fresco.

 

 

 

 

Pancadas de chuva

O tempo continua seco nesta terça-feira apenas no oeste de São Paulo. Em todas as outras regiões do Sudeste, incluindo as capitais, o dia é quente, com sol e aumento da nebulosidade, com pancadas de chuva com raios durante a tarde e à noite. Mas a previsão é de chuva em pequenas áreas, não há condições para chuva generalizada. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas a chuva não deve ser intensa como na semana passada.

 

Atenção para aumento da chuva no litoral sul de São Paulo entre terça e quinta-feira.



Circulação marítima

A partir da quarta-feira, 27,o vento marítimo se intensifica sobre o Sudeste trazendo ar frio e úmido para o continente. Até a sexta-feira, a umidade aumenta muito no sul e leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e sobre o Espírito Santo estimulando a formação de densa camada de nuvens associada a chuva persistente.

 

 

Foto de Joziel Silva, Barra Mansa (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP


min

13°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

11°
min

18°
max

5mm / 80%