Temperatura em elevação no Sul do Brasil

28/03/2019 às 18:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/03/2019 às 18:56

Oferecimento
Março termina quente e frente fria aumenta as condições para chuva no fim de semana

A tarde de 28 de março foi a terceira mais fria do ano em Curitiba e a serra catarinense voltou a registrar menos de 10°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 8,5°C em Bom Jardim da Serra. A temperatura máxima em Curitiba foi de 20,1°C, igualando a máxima do dia 4 de fevereiro. O ar frio de origem polar que influencia o Sul do Brasil nos últimos dias se afasta cada vez mais da Região nos próximos dias e a partir desta sexta-feira, 29, a temperatura entra em elevação.



Sexta-feira com sol

O sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil nesta sexta-feira. O dia amanhece com temperatura amena, mas a tarde será com calor em praticamente toda a Região. Apenas o leste de Santa Catarina e do Paraná passam o dia com muita nebulosidade e há possibilidade de chuva a qualquer hora, mas de fraca a moderada intensidade.

 

Mesmo com previsão de chuva para Florianópolis, o sol aparece no decorrer do dia e a temperatura tem ligeira elevação. Em Porto Alegre, a sexta-feira é de sol e algumas nuvens, mas não tem previsão de chuva e a tarde será quente.

 

Curitiba, que comemora 326 anos nesta sexta-feira, 29 de março, também tem um dia com muitas nuvens, alguns períodos com sol, e temperatura amena. A chuva pode ocorrer a qualquer hora, mas com fraca a moderada intensidade.

 

Frente fria no fim de semana

A temperatura sobe mais no Sul do Brasil e março termina quente. O último fim de semana do mês terá sol, calor e a chegada de uma frente fria que vai aumentar as condições para chuva.

 

No sábado, 30 de março, o sol predomina no Sul do Brasil, com sensação de calor na maior parte do dia. O litoral do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina terão muitas nuvens, mas com períodos de sol. Há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite sobre o Rio Grande do Sul, exceto no Planalto Gaúcho. A região de Uruguaiana pode ter chuva também de manhã. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.

 

No domingo, 31 de março, uma frente fria avança pelo litoral e chega ao sul de Santa Catarina. O calor e a mudança na circulação dos ventos causada pela frente fria estimulam o crescimento de nuvens carregadas em vários locais dos três estados, que vão provocar pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva não deve ser generalizada, mas pode ocorrer com moderada a forte intensidade em algumas áreas. O centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul podem ter chuva também pela manhã.

As pancadas de chuva continuam sobre a Região na segunda-feira, 1 de abril.

 

 

Foto de Renato Toigo, Anta Gorda (RS)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%