Contraste térmico é observado em MS

05/04/2019 às 11:59
por Angela Ruiz

Oferecimento
Temperatura entra em declínio em Campo Grande e Cuiabá

Um forte contraste de umidade e de temperatura do ar podia ser observado no estado de Mato Grosso do Sul no final desta manhã. Por volta das 11h, a fronteira com o Paraguai tinha umidade acima de 60% e temperatura abaixo de 26°C em Ponta Porã, enquanto que na região de Inhumirim, o calor era de 30,1°C e me Três Lagoas 32,3ºC .

 

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, um sistema de baixa pressão e um fluxo de umidade fez com que um ar úmido e frio chegasse até a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Por isso, a temperatura está caindo no sul e oeste do estado. Há previsão de bastante nebulosidade e chuva em Ponta Porã e Corumbá.

 

Nesta sexta-feira, iremos observar temperatura invertida em grande parte de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital Campo Grande e também em Cuiabá (MT). Ou seja, a temperatura mínima ocorre no período da tarde.

 

Nas outas áreas de Mato Grosso e em Goiás, o calor e a umidade vão favorecer ao longo desta tarde o crescimento de nuvens e pancadas de chuva isoladas com raios.

 

Foto: João Paulo Torres. Dourados/MS

 

Fim de semana

 

No sábado, este contraste de temperatura vai favorecer a formação de áreas de instabilidade em quase todo o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O céu fica cheio de nebulosidade e pode chover a qualquer hora dia. A temperatura cai.

Em Goiás, o calor e a umidade vão ajudar no crescimento de nuvens e as pancadas de chuva isoladas com raios a qualquer hora dia.

 

No domingo, o dia amanhece com muita nebulosidade e temperatura amena no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Mato Grosso. Não há expectativa de chuva em Ponta Porã, Corumbá, Campo Grande e Cuiabá.

 

Nas demais áreas de Mato Grosso, leste de Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás, as áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que se espalham e provocam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia, inclusive em Goiânia.

 

No Distrito Federal, a umidade alta e o calor vão favorecer o crescimento de nuvens e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva isoladas.  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%