Tempo severo no Sul do Brasil

05/04/2019 às 00:39
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/04/2019 às 00:40

Oferecimento
Frente fria avança sobre a Região e deixa o tempo instável também no fim de semana

A primeira semana de abril termina com alerta de alerta para temporais na Região Sul do Brasil. A situação de tempo severo está associada com o deslocamento de uma frente fria que vai causar um grande choque térmico com o ar muito quente que está sobre a Região. Grandes e fortes áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil até o domingo e todos os estados devem ter várias tempestades. Há risco de temporais inclusive nas capitais. Confira alerta de tempo severo especial para esta sexta-feira, 5 de abril



No decorrer desta sexta-feira, a chuva vai parando já pela manhã na fronteira com o Uruguai, mas as outras áreas do Rio Grande do Sul ainda terão muita chuva. Chove em grande parte do dia no centro-oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de ventania.

Para as demais áreas de Santa Catarina e do Paraná há risco de temporais a partir da tarde, inclusive em Florianópolis e em Curitiba.

 

 

Fim de semana

O primeiro fim de semana de abril ainda será muito instável no Sul do Brasil. Porém, a chuva mais forte e volumosa deve cair sobre Santa Catarina e Paraná. A temperatura fica amena em toda a Região.

 

Queda da temperatura

Por causa do grande aumento da nebulosidade e da chuva, a temperatura aie em toda a Região nesta sexta-feira.

A temperatura permanece bastante amena no fim de semana.

 

 

Rio Grande Sul: 100 mm em 6 horas de chuva

Nuvens muito carregadas começaram a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul ontem e várias áreas do estado tiveram temporais. Acumulados de mais de 70 mm em 6 horas foram observados em diversas áreas do estado.

 

 

Nuvens muito carregadas (manchas vermelhas e amarelas) se espalham sobre o Sul do BR

 

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados no Rio Grande do Sul pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais entre 18 horas e a meia-noite da sexta-feira, 4 de abril, aproximadamente


Cachoeira do Sul: 102,2 mm

Santa Maria: 95,4 mm

Camaquã: 77,0 mm

Faxinal do Soturno: 70,8 mm

 

Em Porto Alegre choveu entre 30 mm e 50 mm em vários locais neste período.

No meio da noite de ontem, quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 65 mm de chuva em 2 horas em São Vicente do Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%