Muita chuva em São Paulo neste começo de abril

09/04/2019 às 16:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Acumulado de chuva na capital está próxima de 85% da média de abril. Chuva caiu volumosa no litoral paulista.

As nuvens de chuva persistiram durante toda a terça-feira (9) sobre o leste do estado de São Paulo. A capital paulista teve mais um dia chuvoso, com acumulados expressivos observados durante à tarde.

 

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE)  registrou 31 mm de chuva na região de Parelheiros, 26 mm em Santo Amaro, 25,3 mm em Cidade Ademar, 13,8 mm nas estações da Vila Mariana e da Sé e 27,8 mm em Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, no período de seis horas, entre às 11 horas e às 16 horas. Apesar da chuva ter apertado durante à tarde, até o momento não houve registro de alagamentos. 

 

Chuva na capital está perto da média de abril 

A estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Mirante de Santana, registrou 55,8 mm de chuva entre às 9 de segunda-feira (8) e às 9 horas desta terça-feira (9). O acumulado de 24 horas elevou o total de chuva do mês para 70,2 mm, o correspondente a 85,5% da média de abril. 

 

A média histórica de abril é de 82,1 mm pelo INMET, já bem mais baixa se comparada aos meses de verão.

 

Foto: Paula Soares São Paulo/SP.

 

Chuva volumosa no litoral paulista! 

Os volumes de chuva no litoral paulista foram bastante elevados nas últimas 24 horas. Pelo INMET, o acumulado chegou a 70,2 mm em Iguape e 60 mm em Bertioga (entre às 15 horas de segunda e às 15 horas desta terça-feira).  A média de chuva no litoral paulista durante o mês de abril varia entre 125 mm a 175 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) chegou a registrar 222 mm de chuva em Peruíbe, cerca de 161 mm em São Vicente, 142 mm no Guarujá e 136 mm em Mongaguá, entre às 16h30 de segunda e às 16h30 desta terça-feira. 

 

Chuva perde força nos próximos dias 

Toda instabilidade que trouxe chuva para o leste paulista nos últimos dias já perde força nesta quarta-feira (10). A umidade ainda fica elevada no litoral, com muita nebulosidade mas previsão de pouca chuva.

 

Na Grande São Paulo, o dia pode começar com garoa, mas aos poucos o sol vai aparecendo e o tempo volta a firmar. O ar seco predomina especialmente pelo interior paulista garantindo um dia de sol.  Nos próximos dias, todo o estado de São Paulo terá mais sol e temperaturas em elevação.  

 

  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%