Chuva enfraquece em Salvador, mas aumenta em outras capitais do NE

11/04/2019 às 15:31
por Maria Clara Machado

Atualizado 11/04/2019 às 15:44

Oferecimento
Volumes em 24 horas passaram de 100 mm em cidades da Bahia e do Ceará

A chuva retornou intensa sobre o litoral e interior da Bahia, interior do Ceará e do Piauí com o aumento das áreas de instabilidade. Para esta sexta-feira (12), é esperado um enfraquecimento da chuva na região de Salvador, mas a chuva tende a aumentar em outras áreas litorâneas e capitais do Nordeste, em decorrência do avanço de mais nuvens carregadas vindas do oceano. 

 

BA, PI e CE com bastante chuva

A quinta-feira foi marcada por chuva forte em Salvador. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) choveu 64,4 mm no período de três horas (entre às 11h e às 13h). Os temporais da manhã provocaram transtornos no trânsito com vários pontos de alagamento registrados. Foram 85 ocorrências por causa da chuva, mas sem vítimas fatais, segundo informações da Defesa Civil de Salvador.

 

Além de Salvador, a chuva veio volumosa sobre o litoral e interior da Bahia. O Ceará e o Piauí também se destacaram por bastante chuva no período de 24 horas, entre às 9 horas de quarta-feira (10) e às 9 horas de quinta-feira (11). Itapipoca (CE) registrou acumulado de 129,6 mm e Iguatu (CE) 68,1 mm. Choveu 123,4 mm em Itapetinga (BA), 62 mm em Caetité (BA) e 53,7 mm em Guaratinga (BA). 

 

Confira abaixo os maiores volumes de chuva observados no Nordeste entre a quarta e esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Meteorologia: 

 

Chuva Nordeste

 

 

Medições do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN) mostraram que choveu 94,5 mm em apenas 3 horas em Pendências, no interior do Rio Grande do Norte, entre 12 horas e 15 horas, mas a maior parte da chuva caiu em apenas 1 hora.  Na região de São Luís, capital do Maranhão, choveu quase 75 mm em 6 horas, entre 9 horas da manhã e 3 horas da tarde.

 

 

Como fica o tempo nesta sexta-feira 

"Nesta sexta-feira, um sistema de alta pressão atmosférica, a cerca de 5 mil metros de altitude, começa a ganhar força e isso vai ajudar a diminuir a instabilidade e a chuva em Salvador", explica a meteorologista Josélia Pegorim. A capital pode ter pancadas de chuva até moderadas. Já no domingo (14), a chuva volta a ficar mais frequente na região de Salvador. 

 

Por outro lado, o oeste e sul da Bahia, permanecem em atenção para mais chuva e risco de chuva forte principalmente no litoral sul baiano. 

 

Em toda a faixa litorânea, entre Pernambuco, a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, o Piauí e o Maranhão, as nuvens carregadas se espalham e provocam bastante chuva no decorrer do dia, com alerta para temporais. A chuva aumenta principalmente nas capitais Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e em Fortaleza (CE).   

 

Pelo interior do Nordeste, embora os períodos de sol sejam maiores, também há chance de pancadas de chuva com raios, com moderada a forte intensidade. 

 

Durante o fim de semana, toda costa do Nordeste entre o Maranhão e Pernambuco e o sul da Bahia, poderão esperar por mais chuva forte.  

 

Foto: Jamile César. Salvador/BA.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

22°
min

29°
max

3mm / 90%

Recife - PE

23°
min

28°
max

10mm / 80%