Fim de semana com mais chuva em capitais do Nordeste

12/04/2019 às 16:57
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Recife, Salvador, Natal e Teresina já acumulam mais de 40% da média de chuva do mês de abril

O fim de semana no Nordeste deve ser marcado por mais instabilidades e chuva nas capitais do Nordeste. As nuvens carregadas continuam avançando do mar em direção ao continente, estimuladas pelos ventos marítimos e, na costa norte, pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

 

Risco de chuva forte em várias capitais 

O sábado (13) continua com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia no Maranhão, norte do Piauí, do Ceará e no litoral entre o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco. Em alguns momentos essa chuva pode vir forte e há alerta especial de temporais em Fortaleza (CE). As capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE), estão no risco de chuva forte. 

 

Em Salvador, a chuva enfraquece e será apenas passageira, assim como em Maceió e em Aracaju, e no litoral de Alagoas e de Sergipe. Já o litoral sul da Bahia continua carregado de nebulosidade e com mais chuva, que pode ser forte. 

 

Pancadas de chuva com raios também serão observadas nas demais áreas, sobre o interior do Nordeste, mas em geral à tarde. Antes da chuva, o sol aparece forte. 

 

O domingo (14) vai seguir instável e a previsão de muita nebulosidade e chuva forte permanece para todo o litoral entre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além do litoral da Bahia. Novamente as capitais destes estados poderão ter chuva forte e há risco de temporais. 

 

Foto: Dani. São Luís/MA

 

Capitais com chuva acima de 40% da média 

A chuva que caiu sobre algumas capitais do Nordeste nestes primeiros 12 dias de abril já ultrapassou pelo menos 40% da média mensal. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já choveu 40% da média de abril no Recife, 58% em Salvador e 70% em Teresina e em Natal, levando em conta o acumulado de chuva até às 9 horas desta sexta-feira (12).

 

Confira: 

 

chuva no Nordeste

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 83%