Como se mede a umidade relativa do ar?

18/04/2019 às 11:35
por Redação

Oferecimento
A umidade relativa do ar varia muito no decorrer do dia, de um lugar para outro e interfere na nossa sensação térmica.

Ar seco e ar úmido. O que você prefere? O nível de umidade do ar pode variar muito ao longo do dia, de um local para outro dentro da nossa própria casa. A quantidade de umidade no ar também varia muito dependendo da época do ano e da intensidade dos ventos.

 

Umidade e sensação térmica

Normalmente o outono já começa a secar dando lugar ao inverno, época mais seca em grande parte do Brasil. Já o verão é a estação do ar muito úmido. O nível de umidade relativa do ar interfere na sensação térmica que o ser humano sente. Em geral, com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Já o ar quente e úmido aumenta a sensação de calor e o desconforto térmico. Em um dia quente, mas com baixa umidade do ar, o corpo humano transpira menos e o desconforto é menor, a sensação de calor é menor. Um dia com baixa temperatura, mas seco nos dá menor sensação de frio.

 

Foto: André Londrina/PR.

 

Absorção da umidade

Cada tipo de material absorve mais ou menos umidade. O nosso cabelo é muito sensível às variações diárias de umidade. As pessoas que usam as pranchas quentes alisadoras de cabelo, chamadas "chapinhas" temem sempre que uma garoa possa cair depois do alisamento.

 

As toalhas de banho, panos de cozinha para enxugar pratos, panos de limpeza do chão, em geral são feitos com tecido com grande porcentagem de algodão porque esta fibra absorve rapidamente a água. Já toalhas e roupas de fios sintéticos demoram mais tempo para absorver a água.

 

A madeira absorve a umidade facilmente. A afinação dos instrumentos musicais feitos de madeira sofre alterações pode causa da variação do nível de umidade do ar.

 

Em dias de muita umidade no ar, algumas receitas de pão podem não dar muito certo.

 

Nas plantações, o excesso de umidade aumenta a proliferação de fungos e que podem até matar uma planta.

 

A pele do ser humano também é bastante sensível às variações da umidade do ar.

 

Mas você sabe como se mede a umidade relativa do ar? Veja no Explicando o Tempo e aproveite para conhecer de perto uma estação meteorológica!