Ciclone Kenneth se aproxima do norte de Moçambique

25/04/2019 às 10:44
por Redação

Oferecimento
A previsão é de que o sistema chegue à costa com ventos de até 208km/h, alcançando a intensidade 3

O ciclone Kenneth deverá atingir hoje (25) o norte de Moçambique, sendo provável que chegue com força à província de Cabo Delgado. A companhia Linhas Aéreas de Moçambique cancelou vários voos entre Maputo-Pemba, depois que foi emitido um alerta vermelho pelo Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique.

 

O ciclone tropical Kenneth se localiza entre Moroni e Moçambique, com ventos de até 250km/h e avança para oeste. Nas próximas 12 horas ele deve atingir o litoral norte do país, se aproximando das cidades de Pemba, Narere, Lucete e outras cidades vizinhas. A previsão é de que o sistema chegue à costa com ventos de até 208km/h, alcançando a intensidade 3 na escala Safir-Simpson, que vai até 5. 

 

image_kenneth

 

Depois de deixar um rasto de destruição na ilha francesa de Maiote, o ciclone Kenneth fez as  autoridades de Maputo subiram o estado de alerta.  O governo anunciou ontem (24), a interrupção das aulas nas escolas das cidades de Cabo Delgado devido ao ciclone que pode atingir o norte do país, ainda hoje. 

 

A Cruz Vermelha deixou alertas para os possíveis impactos da passagem do Kenneth: foram destacados voluntários no norte de Moçambique para alertar as comunidades. Aproximadamente,  692 mil pessoas estão em zonas consideradas de risco no norte de Moçambique.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo/Stormegeo, Kenneth se fortaleceu ainda mais nas últimas horas. Porém, existe uma tendência de enfraquecimento que começará quando o ciclone chegar ao continente nas próximas horas na costa norte de Moçambique. Espera-se que Kenneth enfraqueça em um mínimo remanescente em cerca de 36 horas, à medida que se desloca para o interior. No entanto, as fortes chuvas de inundação continuarão a ser uma ameaça pelo menos no fim de semana em relação a Moçambique e ao sul da Tanzânia.

 

prob.471 (1)

Legenda: O círculo em amarelo são as possíveis áreas impactadas pelo ciclone Kenneth. As 9h da manhã desta quinta-feira, o ciclone estava no mar (25/12Z). O pontilhado representando em bolinhas verdes é a trajetória que Kenneth fez. O desenho em preto é uma perspectiva de uma trajetória mais provável que o ciclone possa realizar até o continente.    

 

 

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12