Feriado de alerta para temporais na Região Sul

30/04/2019 às 15:29
por Maria Clara Machado

Atualizado 30/04/2019 às 15:31

Oferecimento
Tempo vira neste primeiro de maio com a formação de novos sistemas de baixa pressão atmosférica

A véspera do primeiro de maio teve temperatura de zero grau e até geada no Sul, mas o dia típico de outono vai dar lugar aos temporais nesta quarta-feira (1). O feriado será marcado por uma virada no tempo, com a formação de dois novos sistemas de baixa pressão atmosférica. 

 

Alerta para temporais e ventania 

Uma grande mudança no tempo é esperada para este feriado de primeiro de maio no Sul do Brasil. Um sistema de baixa pressão atmosférica se forma ao largo do Sul do Brasil, enquanto outro sistema atua sobre o Paraguai. O resultado serão nuvens carregadas que vão crescer e se espalhar sobre o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região serrana. 

 

Por muitas áreas o céu fica nublado, ou cheio de nebulosidade e a chuva acontece a qualquer momento do dia. Há alerta para temporais e chuva volumosa, com fortes rajadas de vento chegando a 90 km/h. Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) também podem esperar por uma virada no tempo, com aumento da nuvens e das condições de chuva. Há risco de chuva forte e ventos fortes. 

 

Foto: André C. Londrina/PR.

 

RS mais úmido 

Já o centro-sul gaúcho não vai precisar se preocupar com  a chuva, mas a umidade aumenta. O litoral e a Grande Porto Alegre começam o dia com o céu encoberto e até garoa, depois são esperadas aberturas de sol.

 

O interior gaúcho deve ter um feriado mais agradável, com o sol aparecendo entre muitas nuvens, temperaturas amenas, mas sem chuva e alertas. 

 

Chuva enfraquece na quinta

A baixa pressão já perde força na costa da Região Sul na quinta-feira (2). Ainda ocorrem pancadas de chuva no Paraná, porém menos intensas e generalizadas como será neste feriado. O tempo volta a firmar em todo o estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

 

A sexta-feira (3) também promete sol, mas há condições para algumas pancadas de chuva a partir da tarde nos três estados, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%