Oferecido por
Grandes áreas de instabilidade estão avançando do oceano em direção ao litoral do Nordeste. Toda costa entre o Maranhão e a Paraíba, fica com o tempo mais instável e há alerta para chuva de forte intensidade. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) voltou a se intensificar e se aproximar do litoral norte da Região, contribuindo para a formação de grande parte desta instabilidade.
Chuva forte no litoral do Nordeste
João Pessoa (PB) amanheceu debaixo de chuva e somente em três horas choveu 31,6 mm (entre 6 horas e 9 horas), segundo medição da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A Defesa Civil contabilizou vários pontos de alagamento, pois a chuva aconteceu em diversos bairros da capital. Apesar do grande acúmulo de água, não houve registro de feridos ou vítimas.
Ainda há previsão de chuva forte para a região metropolitana de João Pessoa e todo o leste da Paraíba ao longo desta terça-feira (7). A faixa litorânea entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Paraíba fica em alerta para temporais. Também há risco de pancadas de chuva com moderadas a fortes no litoral de Pernambuco.
Imagem de satélite mostra grandes áreas de instabilidade espalhadas pela costa do Nordeste
Mais chuva nos próximos dias
A ZCIT vai continuar intensa ajudando na formação das áreas de instabilidade. Nesta quarta-feira (8), há alerta especial para tempo fechado, com chuva forte e volumosa em Fortaleza e no litoral do Ceará.
O risco de chuva forte continua nas áreas litorâneas entre o Maranhão e Pernambuco e se estende também pelo interior dos estados da Paraíba e Pernambuco.
Chuva aumenta no litoral da Bahia
Uma nova frente fria deve alcançar o litoral da Bahia, afastada da costa pelo oceano, mas consegue aumentar as condições de chuva. Há risco de chuva forte no sul do estado e litoral durante esta quarta-feira. A chuva ainda será frequente na quinta-feira (9) e deve ser mais volumosa em Salvador.
Foto: Ewerton Diego. Camaragibe/PE