Chuva aumenta no litoral do Paraná nesta 6ªfeira

16/05/2019 às 16:17
por Angela Ruiz

Atualizado 16/05/2019 às 16:38

Oferecimento
Veja a tendência para o fim de semana na Região Sul

O ar frio de origem polar que entrou com muita força pelo Brasil e fez a temperatura baixar nos últimos dias, ainda influência várias áreas do Sul. Nesta sexta-feira, várias cidades podem registrar temperaturas abaixo de 13°C. 

 

A umidade que os ventos trazem do mar ajudam a manter o céu nublado com chuva fraca a moderada no litoral do Paraná. Em alguns momentos, não dá para descartar uma chuva mais forte. O solo está encharcado e por isso, a população deve estar atenta aos avisos da Defesa Civil para a possibilidade de risco de deslizamentos de encostas. 

 

A infiltração de umidade ajuda a formar e espalhar muita nebulosidade sobre a Grande Curitiba, Florianópolis, Vale do Itajaí, áreas de serra gaúcha e catarinense. Nestas localidades, no decorrer do dia ocorrem algumas aberturas de sol, mas não chove.

  

Nas demais áreas da Região, o sol aparece e não chove ao longo do dia, mas ainda faz frio, nas primeiras horas da manhã. A temperatura começa a subir lentamente. 

 

Foto: Almir Alves. Matinhos/PR.

 

Chuva se espalha no fim de semana

 

No sábado, o ar mais seco perde força e a aproximação de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva para o Rio Grande do Sul, interior e oeste de Santa Catarina e na maioria das áreas do Paraná.

 

O vento marítimo que sopra de nordeste colabora para espalhar muitas nuvens em Florianópolis, Vale do Itajaí e no litoral do Paraná. Nestas localidades, a previsão é de chuva moderada por vezes fortes e alguns momentos do dia.     

 

No domingo, a circulação dos ventos associado a um cavado e um sistema de baixa pressão próximo a costa espalha áreas de instabilidade sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná e chove a qualquer hora do dia. Em Florianópolis, pode chover forte na madrugada.

 

A chegada de uma nova frente fria, no sul do Rio Grande do Sul, deixa o tempo instável e provoca chuva a noite. Nas demais áreas da Região, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

 

A tendência é que na próxima segunda-feira pancadas de chuva aconteçam em todas as áreas da Região.  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

23°
max

5mm / 71%

Curitiba - PR

14°
min

21°
max

5mm / 80%

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06