Oferecido por
Uma massa de ar seco se intensifica sobre o interior do Brasil e reduz a nebulosidade sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Com a redução da disponibilidade de umidade no ar, menos nebulosidade se forma e as condições para chuva também diminuem. A semana começa com muito sol e predomínio de tempo seco.
Resfriamento por subsidência
Esta massa de ar seco está associada e um sistema de alta pressão atmosférica na média atmosfera (em torno de 5 mil metros de altitude) que causa a subsidência do ar, que é um movimento do fluxo de ar de cima para baixo.
A subsidência reduz a umidade do ar e menos nuvens se formam. Isto deixa a madrugada e amanhecer desta segunda-feira mais frio em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
As capitais São Paulo, Brasília e Goiânia podem estabelecer novos recordes de frio para 2019 nesta segunda-feira.
Veja como ocorre o resfriamento por subsidência, que é muito comum em dias secos do outono/inverno.
Fim de semana com recorde de frio
Além de muita chuva, o fim de semana de 18 e 19 de maio teve recorde de frio em algumas capitais brasileiras.
Após alguns dias de muita instabilidade, as áreas de instabilidade se dissiparam sobre o Centro-oeste e pelo interior do Sudeste do Brasil com entrada de uma massa de ar seco. A diminuição da nebulosidade na madrugada de domingo facilitou a perda de calor na atmosfera e o resfriamento foi mais acentuado. As capitais Belo Horizonte, Goiânia e Brasília registraram suas menores temperaturas de 2019 durante o fim de semana.
Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 15,1°C de temperatura mínima no domingo, 19 de maio. Esta é agora a menor temperatura em 2019 na capital federal. O recorde anterior era de 15,5°C em 14 de maio.
Em Belo Horizonte, o novo recorde de frio para 2019 também foi estabelecido na madrugada do domingo, 19 de maio, com a temperatura mínima de 15,6°C. O recorde anterior era de 16,1°C em 17 de maio.
Em Goiânia, o novo recorde de menor temperatura em 2019 foi batido no sábado, com a marca de 15,9°C. O recorde anterior era de 17,2°C
Foto de Daniel Sales, Goiânia (GO)