São Paulo, Goiânia e Brasília esfriam mais nesta 2ª feira

19/05/2019 às 21:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
As três capitais podem registrar recorde de frio para 2019. O fim de semana também foi com recorde de baixa temperatura em algumas capitais.

Uma massa de ar seco se intensifica sobre o interior do Brasil e reduz a nebulosidade sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Com a redução da disponibilidade de umidade no ar, menos nebulosidade se forma e as condições para chuva também diminuem. A semana começa com muito sol e predomínio de tempo seco.

 

Resfriamento por subsidência

Esta massa de ar seco está associada e um sistema de alta pressão atmosférica na média atmosfera (em torno de 5 mil metros de altitude) que causa a subsidência do ar, que é um movimento do fluxo de ar de cima para baixo.

A subsidência reduz a umidade do ar e menos nuvens se formam. Isto deixa a madrugada e amanhecer desta segunda-feira mais frio em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

As capitais São Paulo, Brasília e Goiânia podem estabelecer novos recordes de frio para 2019 nesta segunda-feira.

 

Veja como ocorre o resfriamento por subsidência, que é muito comum em dias secos do outono/inverno.

 

 

 

 

Fim de semana com recorde de frio

Além de muita chuva, o fim de semana de 18 e 19 de maio teve recorde de frio em algumas capitais brasileiras.

Após alguns dias de muita instabilidade, as áreas de instabilidade se dissiparam sobre o Centro-oeste e pelo interior do Sudeste do Brasil com entrada de uma massa de ar seco. A diminuição da nebulosidade na madrugada de domingo facilitou a perda de calor na atmosfera e o resfriamento foi mais acentuado. As capitais Belo Horizonte, Goiânia e Brasília registraram suas menores temperaturas de 2019 durante o fim de semana.

 

Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 15,1°C de temperatura mínima no domingo, 19 de maio. Esta é agora a menor temperatura em 2019 na capital federal. O recorde anterior era de 15,5°C em 14 de maio.

 

Em Belo Horizonte, o novo recorde de frio para 2019 também foi estabelecido na madrugada do domingo, 19 de maio, com a temperatura mínima de 15,6°C. O recorde anterior era de 16,1°C em 17 de maio.

 

Em Goiânia, o novo recorde de menor temperatura em 2019 foi batido no sábado, com a marca de 15,9°C. O recorde anterior era de 17,2°C

 

 

Foto de Daniel Sales, Goiânia (GO)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Belo Horizonte - MG

21°
min

32°
max

25mm / 67%