Oferecido por
A forte massa de ar frio de origem polar que está avançando sobre o Brasil produziu mais dois recordes de frio em capitais nesta sexta-feira, 24 de maio. Em Porto Alegre, o recorde foi de menor temperatura máxima e em Cuiabá foi de mínima.
Tarde mais fria do ano em Porto Alegre
A tarde da sexta-feira, 25 de maio, foi a mais fria de 2019 até agora em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 18,0°C de temperatura máxima, valor lido às 15 horas (Brasília), mas que poderá ser corrigido na nova leitura que será feito às 21 horas, horário de Brasília.
O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 19,9°C no dia 24 de maio.
Esta massa polar continua sobre o Sul do Brasil no fim de semana e Porto Alegre vai esfriar mais, podendo ter recorde de menor temperatura mínima.
Maio quente
Porto Alegre está tendo um maio quente. A média das temperaturas mínimas registradas de 1 a 24 de maio foi de 17,2°C, valor que está 3,9°C acima da média de referência para a temperatura mínima de maio que é de 13,3°C.
A média das temperaturas máximas no mesmo período foi de 24,1°C e está 1,9°C acima da média da temperatura máxima para maio que é de 22,2°C
Muita chuva
Um ciclone extratropical provoca muita chuva desde ontem sobre Porto Alegre. O INMET registrou 34,5 mm entre 9 horas do dia 23 e 9 horas do dia 24 de maio. O total acumulado desde o início do mês foi de 143,8 mm e está 21% acima da média para maio que é de aproximadamente 119 mm.
Foto de André C., Porto Alegre (RS)