Frente fria traz mudanças no tempo para o Sul do Brasil

16/06/2019 às 00:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Virada do outono para o inverno será com baixa temperatura na Região.

Várias frentes frias passaram pelo Sul do Brasil nos últimos 10 dias, mas só conseguiram provocar chuva na fronteira com do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Estas frentes frias não tiveram força para vencer  a grande e forte massa de ar seco que se instalou sobre o Brasil. Mas uma frente fria está chegando forte e vai mudar o tempo no Sul do Brasil nos próximos dias.

 

Calor por mais 48 horas

Neste domingo, 16, e também na segunda-feira, 17 de junho, nada muda no Sul do Brasil. O sol e o tempo seco predominam e a temperatura segue elevada, muito acima do que seria normal para este mês.

 

Até a segunda-feira, as áreas de chuva de uma frente fria continuam bloqueadas na fronteira com o Uruguai, no sul gaúcho. As outras áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, incluindo as capitais, continuam com sol e algumas nuvens, mas nada de chuva. O calor continua.

 

 

Foto de Luiz, Curitiba (PR)

 

Última frente fria do outono

Na terça-feira, 18 de junho, chega ao Sul do Brasil a última frente fria do outono. Ela vem forte e com uma massa de ar polar intensa que derrubar a temperatura a partir da quarta-feira. A virada do outono para o inverno no Sul do Brasil será com frio e até risco de geada.]

Mas antes de esfriar, vem a chuva desta frente fria que deve cair forte sobre o Rio Grande do Sul durante a terça-feira, 18 de junho. Desta vez, as nuvens carregadas chegam a Porto Alegre e ao norte gaúcho.

Durante a quarta-feira,19, esta frente fria avança rapidamente sobre a Região Sul e provoca chuva com raios em todos os estados. Pode chover e ventar forte.

No dia 20, quinta-feira, o ar gelado da massa polar desta frente fria já estará atuando forte sobre a Região Sul. A nebulosidade carregada já estará afastada e o sol predomina, mas com muito frio o dia todo.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

5mm / 90%

Curitiba - PR

16°
min

21°
max

3mm / 40%