Vários dias de mar agitado no Sul e no Sudeste

27/06/2019 às 00:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A passagem de vários ciclones extratropicais entre a costa da Argentina e do Sul do Brasil, no intervalo de poucos dias, mantém o mar agitado.

Atenção navegantes! Se as previsões se confirmarem, nos próximos 10 a 12 dias o mar vai ficar muito agitado na costa Sul e Sudeste do Brasil e também do Uruguai e da Argentina. A agitação marítima dará poucas janelas de trégua ao navegantes desta parte do Atlântico Sul tornando a navegação mais perigosa, especialmente para embarcações pequenas e de passeio.

 

O motivo para a agitação é a passagem de vários ciclones extratropicais entre a costa da Argentina e do Sul do Brasil, no intervalo de poucos dias. Grandes ondas e a ventania  devem ser esperadas com o deslocamento destes sistemas. 

Na costa brasileira, os navegantes devem redobrar a atenção aos avisos da Marinha do Brasil!

 

Mar agitado no Sul e Sudeste entre 27 e 28 de junho

A primeira agitação marítima na costa do Sul e do Sudeste do Brasil ocorre durante os dias 27 e 28 de junho, causada por ciclone extratropical que já está afastado em alto-mar.

 

 

Ciclone extratropical afastado da costa do Uruguai e da Argentina em 26/6/19

 

 

No dia 27/6/19, o mar fica agitado no litoral da Região Sul. As ondas podem chegar aos 2,0 metros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e até 1,5 metros no litoral do Paraná. 

No litoral sul de São Paulo, as ondas podem chegar a 1,5 metros. Nas outras áreas do litoral de São Paulo e no litoral centro-sul do Rio De Janeiro, incluindo a cidade do Rio, a previsão é de ondas com até 1,0 metro à noite.

O litoral do Espírito Santo ainda tem mar baixo, com ondas de até 0,5 metro.

 

No dia 28/6/19, a agitação persiste em todo o litoral da Região Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas em torno de 1,5 metros. Mas a tendência é de diminuição das ondas durante a tarde e noite no litoral da Região Sul.

No Espírito Santo, o mar sobe no decorrer do dia e as ondas podem chegar a 1,0 metro à noite no sul capixaba.

No sábado, 29/6/19, a agitação enfraquece de forma geral no Sul e Sudeste e das ondas chegam a 1,0 metro.

 

Outros ciclones

O segundo ciclone extratropical que tem potencial para deixar o mar agitado na costa do Sul e do Sudeste do Brasil passa pelo litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires no dia 30 de junho

 

Um terceiro ciclone extratropical é esperado no dia 3 de julho, mas deve ser reforçado por outras duas ondulações ciclônicas.

 A agitação marítima deste sistema deve ser a mais intensa e abrangente a avançar para a costa do Sul e do Sudeste do Brasil nos próximos dias.

 

O que são ciclones extratropicais?

Ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica em geral associados a uma frente fria. Estes sistemas se formam em regiões de ar frio e causam ventos fortes. Seu deslocamento sobre o oceano deixa o mar agitado e grandes ondas são geradas. Em algumas situações, estas ondas avançam em direção às áreas costeiras e causam ressacas no litoral. 

Ciclones extratropicais são muito comuns no Atlântico Sul e ficam mais frequentes na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil nos meses de outono/inverno. Quanto menor a pressão atmosférica, mais intensos são os ventos. Ciclones extratropicais podem provocar ventos de pouco mais de 100 km/h.

 

Saiba mais sobre ciclone extratropicais, subtropicais e tropicais

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%