Frente fria chega à Bahia

06/07/2019 às 17:28
por Aline Tochio

Atualizado 06/07/2019 às 22:53

Oferecimento
Tempo muda neste domingo e há risco de temporais no leste do estado

Uma grande frente fria está avançando pelo Brasil e chegou ao sul da Bahia neste sábado (06). A mudança a direção do vento foi sentida durante a tarde. Em Porto Seguro as rajadas chegaram a 33 km/h, mas em Abrolhos o vento chegou a 55 km/h.

 

Satelite

 

Com o avanço da frente fria, a circulação de ventos entre a superfície e a média atmosfera vai mudar neste domingo (07) sobre a Bahia. Os ventos de sudeste estarão mais intensos e vão favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o leste do estado. Salvador ainda teve um sábado ensolarado e quente, com máxima de 31ºC. Mas o domingo será bem diferente, com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e risco de chuva forte. Todo o litoral da Bahia fica sujeito a pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem vir com moderada a forte intensidade, com ventos moderados a fortes e até acompanhadas de raios. O mapa abaixo mostra a projeção da posição da frente fria no domingo à noite.

 

previsao

 

Essa frente fria vem acompanhada de uma forte e grande massa de ar frio (representada no mapa acima pela letra A). Os ventos fortes e constantes que essa alta pressão vai provocar sobre o oceano vão favorecer ma grande agitação marítima. O mar sobe bastante neste domingo e fica muito agitado no litoral baiano. As maiores ondas podem atingir 3 metros de altura nas praias e há risco de ressaca.

 

Sergipe e Alagoas em alerta nesta semana

A atmosfera fica muito instável no decorrer da semana no leste do Nordeste. A circulação de ventos vai favorecer a formação de nuvens bastante carregadas entre Sergipe e Alagoas. Há previsão de chuva volumosa até o final da semana, inclusive para as capitais Aracaju e Maceió. Fique atento às notícias da Climatempo para saber mais.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

32°
max

15mm / 80%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

45mm / 90%