Muita chuva em Aracaju, Maceió e Recife

10/07/2019 às 22:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capitais da PB, RN, CE e MA também podem ter chuva. Umidade esta alta no sertão do Nordeste.

A recente passagem de uma frente fria, de forte intensidade, que alcançou o litoral de Sergipe e de Alagoas, estimulou a formação de áreas de instabilidade que estão provocando muita chuva em algumas áreas da costa leste do Nordeste. 

 

Na capital da Bahia, Salvador, já choveu muito no começo da semana. Esta frente fria provocou quase 113 mm de chuva em 24 horas sobre a cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Em Aracaju, capital de Sergipe, o tempo está chuvoso desde a noite da segunda-feira, 8 de julho. Em 3 dias já foram acumulados 148 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o que representa praticamente toda a chuva a média de chuva normal para julho, que é de 158 mm.

Por volta das 22 horas desta quarta-feira, 10 de julho, a chuva persistia e não dava sinais de que ia parar em breve.

 

 

Foto de José Alexandre, Maceió (AL)

 

 

Quinta-feira com muita chuva em Aracaju, Maceió e Recife

A infiltração de umidade marítima continua intensa nesta quinta-feira e as nuvens carregadas se espalham em direção ao litoral de Alagoas e de Pernambuco. Áreas de instabilidade também se intensificam no litoral norte da Bahia.

 

Assim, esta quinta-feira, 11 de julho, é de atenção para o aumento e persistência da chuva em toda a faixa litorânea desde o litoral norte da Bahia até a região metropolitana de Recife

O tempo fica instável, com predomínio de céu nublado e chuva frequente também em Maceió, além das capitais Aracaju e Recife. Deve chover quase o dia todo, com a chuva variando de intensidade. Há risco de chuva moderada a forte em algumas horas, mas o risco de raios é baixo.

 

As condições para chuva na costa leste do Nordeste são altas na sexta-feira, 12, mas diminuem no fim de semana.

 

Além da chuva persistente, estas regiões também terão ventos moderados a fortes, com rajadas de 40 km/h a 60 km/h. 

O mar fica bastante agitado e a Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Salvador e Aracaju até o meio-dia desta quinta-feira, 11 de julho.

 

Veja o aviso original

 

AVISO NR 723/2019

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1200 HMG - QUA - 10/JUL/2019

RESSACA ENTRE SALVADOR (BA) E ARACAJU (SE). ONDAS DE S/SE 2.5 METROS.

VÁLIDO ATÉ 111500 HMG.

ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 715/2019.



Umidade no sertão

A intensificação do vento marítimo faz a umidade chegar ao sertão do Nordeste e que permanece com muita nebulosidade nesta quinta-feira. Pode até chover fraco em áreas do sertão da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco.

 

Instabilidade na costa norte do Nordeste

Outras áreas de instabilidade se espalham sobre a Paraíba, o Rio Grande do Norte e chegam ao Ceará deixando estas regiões com muita nebulosidade e condições para chuva. As capitais João Pessoa, Natal e Fortaleza podem ter chuva moderada nesta quinta-feira.

 

Nuvens carregadas crescem também no litoral do Maranhão e provocam pancadas de chuva com raios na região de São Luís.

Pode chover também o litoral do Piauí, mas em Teresina e no restante do Piauí, o tempo fica seco, apesar da presença de nebulosidade.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

30°
max

10mm / 90%

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 83%