Relatório aponta melhora na qualidade do ar em SP

19/07/2019 às 13:03
por Redação

Oferecimento
O documento mostra uma melhoria ao longo dos anos na Região Metropolitana da capital

Os níveis dos poluentes atmosféricos monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2) registrados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em 2018, apesar da expansão da frota automotiva, estão entre os mais baixos da década. A informação consta no novo relatório anual de qualidade do ar, publicado pelo órgão.

 

No ano de 2001, a média anual de SO2 na RMSP era de 14 µg/m3, frente uma média de 2 µg/m3, em 2018, conforme divulgado pelo estudo. No caso do monóxido de carbono, desde 2008, não ocorre ultrapassagem do padrão de qualidade do ar desse poluente, em nenhuma estação da Região Metropolitana de São Paulo.

 

“Apesar das variações naturais meteorológicas, a qualidade média do ar se manteve nos últimos três anos na região mais populosa do Brasil. Isso mostra o quanto impacta na qualidade de vida da população os programas e ações de controle de emissão de poluentes”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

 

Na Região Metropolitana de São Paulo, a concentração média anual de partículas inaláveis (MP10) de 29 microgramas/m³ se manteve igual aos valores observados nos últimos dois anos. "Desde 2013, a Cetesb utiliza os padrões de referência internacionais para a medição da qualidade do ar conforme estipulado pela Organização Mundial da Saúde", afirma a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

 

O documento mostra ainda que o ano passado foi marcado por condições meteorológicas que influenciaram no regime de chuvas, variando com meses chuvosos, outros secos e quentes nas regiões do estado.

 

Embora na maioria das estações as concentrações médias de partículas inaláveis tenham sido inferiores ou semelhantes às observadas em 2017, houve ligeiro aumento dessas concentrações em algumas estações do interior do estado, o que pode estar associado à ocorrência do longo período de estiagem. Foram registradas ultrapassagens dos padrões de qualidade do ar de material particulado (MP) em algumas estações da Região Metropolitana de São Paulo, da Baixada Santista e do interior.

 

A Região Metropolitana de São Paulo, que possui 39 municípios, apresenta um alto potencial de formação de ozônio devido principalmente às emissões veiculares, mesmo assim, foram registrados apenas 18 dias de ultrapassagens do padrão estadual de 8 horas desse poluente (140 µg/m3) em 2018, contra 28 dias em 2017. Apesar da diminuição do número de dias de ultrapassagem do padrão em relação ao ano anterior, o documento frisa que não há uma tendência de comportamento definida para esse poluente.

 

Nas estações da Baixada Santista, houve uma única ultrapassagem do padrão estadual de ozônio, em Cubatão-Vale do Mogi. No interior, ocorreram ultrapassagens do padrão de qualidade do ar do poluente nas estações de: Americana, Campinas-Taquaral, Jundiaí, Limeira, Paulínia, Paulínia-Santa Terezinha e Piracicaba.

 

Em termos gerais, conforme o relatório, os níveis observados para diversos poluentes, em 2018, foram inferiores ou semelhantes aos do ano anterior.

 

Foto: Marcelo Pinheiro - São Paulo -SP

 

Controle da poluição

 

A Cetesb possui diversos programas como o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), o Plano de Redução de Emissão de Fontes Estacionárias (PREFE), além da fiscalização e controle das emissões industriais e o programa de fiscalização de fumaça dos veículos a diesel (Fumaça Preta).

 

De forma a realizar o diagnóstico da qualidade do ar no Estado, a Cetesb contou em 2018 com um total de 88 estações de monitoramento, sendo 62 automáticas, 30 na Região Metropolitana de São Paulo, outras 32 espalhadas pelo o Estado além de 26 pontos de monitoramento manual.

 

Relatório Qualidade do Ar no Estado de São Paulo 2018

 

A qualidade do ar é diretamente influenciada pela distribuição e intensidade das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular e industrial. Exercem papel fundamental a topografia e as condições meteorológicas, que se alteram de modo significativo nas várias regiões do estado. As emissões veiculares desempenham um papel de destaque nos níveis de poluição do ar dos grandes centros urbanos, ao passo que as emissões industriais afetam significativamente a qualidade do ar em regiões mais específicas.

 

No relatório, os resultados do monitoramento da qualidade do ar no estado de São Paulo são apresentados por grupo de poluente. A avaliação da qualidade do ar foi efetuada considerando os padrões estaduais de qualidade do ar estabelecidos pelo Decreto Estadual n° 59.113, de 23/04/2013.
Os dados gerados fornecem subsídios para a implementação das ações de controle e fiscalização das fontes de emissão, assim como para o licenciamento ambiental no estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cetesb

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%