Agosto seco nas bacias hidrográficas de geração de energia

02/08/2019 às 12:56
por Angela Ruiz

Oferecimento
A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios

Agosto começou com a promessa de uma taxa extra na conta de luz do consumidor.

 

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), divulgou no dia 26/07 que a bandeira tarifária em agosto de 2019 será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A Aneel já havia divulgado no mês de julho um aumento na bandeira amarela, de R$ 1,50 a cada 100kWs.

 

Agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Vermelha 1.

 

O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica.

 

O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

 

Análise da meteorologia

 

Nesta época do ano é normal observar um período mais seco sobre a região onde se encontram as principais bacias hidrográficas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste que fazem parte de um sistema de geração de energia para o país. 

 

De acordo com a equipe de meteorologia da Climatempo, Agosto é um mês onde as projeções indicam pouca chuva para as bacias. Apesar deste primeiro fim de semana, ter uma previsão de frente fria passando pelo centro sul do Brasil, a chuva que cair não será suficiente para manter ou elevar o nível dos reservatórios. 

 

 

El Niño enfraquecido

 

As últimas projeções mostram que o fenômeno El Niño esta enfraquecendo ainda mais e ao longo do mês de Agosto passa a se desconfigurar, portanto entramos em um período de neutralidade. Isto quer dizer que não haverá atuação nem de El Niño nem de La Niña, analisa a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

Porém mesmo que o fenômeno não esteja mais presente no início da primavera, algumas características tendem a ser preservadas, e isto, implica que não estaremos completamente livres de um atraso no bom estabelecimento do período úmido. Portanto, não se pode descartar que em Setembro a bandeira tarifária continue vermelha.  

 

Fonte: Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)