SP fica mais quente e seco nesta sexta

15/08/2019 às 16:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande amplitude térmica e secura do ar vão incomodar na Grande SP. Fim de semana promete praia com sol.

Com a presença do sol e o afastamento do ar frio polar intenso, a temperatura subiu rapidamente em São Paulo nesta quinta-feira e por volta das 15 horas já atingia valores em torno dos 20°C. A elevação em 24 horas foi de 8°C a 9°C. Na região do aeroporto Campo de Marte, a temperatura a esta hora era de 21°C e às 15 horas da quarta-feira era de 12°C.

 

Além de mais quente, o ar secou muito. Na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, a umidade relativa do ar às 14 horas de hoje era 43% contra 87% no mesmo horário ontem. A temperatura neste local às 18 horas de ontem era de 10°C com sensação térmica de 4°C!

 

A grande elevação da temperatura e a queda no nível de umidade do ar foi observada em todo o estado de São Paulo e a tendência é de esquentar mais até o domingo.O ar vai ficar mais seco e mais poluído.

 

Sem chuva

Nuvens altas passam sobre o estado de São Paulo, mas este tipo de nebulosidade não é de chuva. O sol predomina por todo o estado e não tem previsão de chuva. Há risco de névoa e de nevoeiro no início da manhã na Grande São Paulo e nas áreas de vales e serras do estado. Alguns aeroportos e trechos de estradas podem ter visibilidade comprometida no começo da manhã por causa do nevoeiro. 

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

 

Ar seco

A secura do ar já poderá incomodar novamente. No oeste e norte do estado de São Paulo, a umidade relativa do ar nesta sexta-feira, 16, poderá chegar a valores entre 20% e 25%. Na região da capital, o nível de umidade deve baixar para até 30% a 25%. 

Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET), a umidade relativa na cidade de São Paulo nesta quinta-feira, 15 de agosto, chegou aos 33% por volta das 16 horas.

 

Grande amplitude térmica nesta sexta

A tendência é de elevação da temperatura e a tarde da sexta-feira, 16 de agosto, será mais quente do que a de hoje, mas a madrugada e as primeiras horas da manhã ainda serão frios. 

Esta sexta-feira será de grande amplitude térmica, com frio de manhã de cedo e um pouco de calor à tarde, o que vai exigir o tira-põe casacos no decorrer do dia.

 

Fim de semana quente

Todo o estado de São Paulo fica mais quente ainda no fim de semana e a previsão é de muito sol. O calor predomina durante o dia, mas a noite ainda será um pouco fria. Na capital, a temperatura volta a fica próxima dos 30°C.

O litoral paulista deve ter muito sol e calor. O mar baixa e deve ficar ideal para banhistas. 

Fique atento com a previsão para a segunda-feira, 19 de agosto, pois outra frente fria vai começar a mudar o tempo.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

18°
max

2mm / 40%

Serra - ES

19°
min

28°
max

15mm / 90%

FASES DA LUA

  • Cheia
    14/09
  • Minguante
    21/09
  • Nova
    30/08
  • Crescente
    06/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03