Fim de semana muito quente no Centro-Oeste

16/08/2019 às 16:54
por Angela Ruiz

Oferecimento
Umidade aumenta no sul de MS e oeste de MT pode ter um pouco de chuva

O fim de semana começa com a presença de uma forte massa de ar seco sobre a Região Centro-Oeste do Brasil, mas a umidade vai aumentar em algumas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Neste sábado, o sol aparece forte nos três estados da Região e no Distrito Federal e faz bastante calor. A secura do ar na Região provoca queda da umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 20% em Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e no centro-sul e leste de Mato Grosso. Nas demais áreas do estado, a umidade fica abaixo de 30%.

 

No domingo, o aumento da umidade e o calor favorecem a formação de nuvens carregadas no oeste de Mato Grosso.

 

Há risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento a qualquer hora do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso, muito sol e calor e tempo seco, inclusive na capital Cuiabá.

 

No sul de Mato Grosso do Sul, a umidade também aumenta e a temperatura fica amena. A circulação de ventos associada ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece o aumento da nebulosidade, mas não provoca chuva. Nas demais áreas do estado e também em Goiás, o predomínio é de sol sem expectativa de chuva para a capitais Campo Grande, Goiânia e Brasília.

 

Foto de Cesar Soares, Brasília (DF)

 

Próximos dias

 

Na próxima segunda-feira o sola parece em toda a Região. As pancadas de chuva retornam entre à tarde e noite no oeste de Mato Grosso.

 

No centro-sul de Mato Grosso do Sul, a influência de um sistema de baixa pressão, a passagem de uma fria sobre o Sudeste e os ventos frios da massa polar que acompanha o sistema ajudam a espalhar nuvens carregadas. Na região de Ponta Porã o dia começa frio e com condições de chuva já no período da manhã, intercalando alguns períodos de sol.

 

Na capital Campo Grande, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde e a noite e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em Corumbá, a nebulosidade aumenta, mas não chove. Nas demais áreas do estado, em Cuiabá, Goiânia e Brasília, o tempo segue firme sem chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

39°
max

5mm / 90%

Ponta Porã - MS

15°
min

28°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    14/09
  • Minguante
    21/09
  • Nova
    30/08
  • Crescente
    06/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03