Oferecido por
Agosto vai terminar com muito calor e predomínio de tempo seco na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. A grande cobertura de nuvens e a chuva fica concentrada no litoral leste da Região.
Um forte bloqueio atmosférico está atuando sobre o interior do Nordeste e com isso dificulta a organização de nuvens carregadas que provocam chuva mais generalizada.
Neste sexta-feira, (30), o vento úmido que sopra do mar provoca chuva rápida e passageira entre o litoral do Rio Grande do Norte e o sul da Bahia. Apesar da chuva, o sol brilha forte e faz bastante calor. Somente, em Salvador é que a cobertura de nuvens é maior, o tempo segue instável com chuva a qualquer hora.
De acordo com dados do Inmet - instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01/08 até o dia 28/08 o acumulado de chuva na capital baiana é de aproximadamente 100 milímetros. A média par ao mês é de quase 134 milímetros. A chance de chover nos próximas 48 horas é alta, e por isso, a chuva de Agosto em Salvador pode ficar dentro da média para o mês.
Foto: Ricardo Oliveira - Livramento - BA
Nas outras áreas nordestinas, inclusive agreste e sertão, um dia de calor intenso e temperaturas elevadas. Os níveis de umidade do ar ficam baixos em torno de 20% e 30%.
No sábado (31), o sol aparece em todo o Nordeste do Brasil. Algumas pancadas rápidas e de forma passageira ainda devem ocorrer entre a faixa litorânea de Recife e o litoral sul da Bahia. Nas demais áreas nordestinas, inclusive no interior da região, o tempo segue seco, com muito calor e umidade baixa.