Período de estiagem está perto do fim no Centro-Oeste

03/09/2019 às 17:24
por Redação

Oferecimento
Chuva da Primavera pode voltar com irregularidade no final deste mês

Voltou a chover em algumas áreas do Mato Grosso do Sul. As pancadas de chuva aos poucos estão retornando, inclusive em áreas do oeste e noroeste de Mato Grosso. O fluxo de umidade da região Amazônica está colaborando para a formação de nuvens carregadas em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

 

De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – por volta das 18h da última segunda-feira (02), choveu 15,8 milímetros em Chapadão do Sul (MS). Em Três Lagoas (MS), também houve registro de precipitação de 10,8 milímetros nesta última terça-feira (03). 

 

Estes volumes são baixos e nem de longe foram suficientes para umedecer o solo de forma homogênea e permitir o início do plantio da nova safra. Como se diz o ditado popular, deu só para “baixar a poeira” . 

 

Estiagem 

 

Em Goiás e no Distrito Federal, a seca é total. Em Goiânia, a estiagem já dura aproximadamente 109 dias. A última chuva registrada foi de 10 milímetros e ocorreu no dia 18/05. Em Brasília,  já não chove a aproximadamente três meses. A última chuva foi de 6,9 milímetros no dia 04 de junho.

 

De acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves aos poucos o ar está ganhando mais umidade em algumas áreas do Centro-Oeste. principalmente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Nesta quarta-feira, ainda há chance de chover no oeste e noroeste de Mato Grosso. O ar volta a secar no Mato Grosso do Sul, o que reduz a possibilidade de chuva. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, mesmo assim, a tendência é que o período de estiagem se encaminhe para perto do fim e as chuvas da primavera devem começar com alguma irregularidade no fim do mês de setembro, analisa Gonçalves.

 

Foto de Stenio Simiema, Goiânia (GO)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

22°
min

31°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

20°
min

27°
max

8mm / 90%