Chuva no PR e em SC nesta quinta

04/09/2019 às 21:36
por Redação

Oferecimento
Risco de geada em áreas do RS  e de SC nesta quinta. Volta a chover em todo o RS na sexta.

Nesta quinta-feira, 5 de setembro, a circulação dos ventos de um sistema de alta pressão atmosférica e a proximidade de áreas de instabilidade favorecem o aumento da umidade e o aumento das condições para chuva em muitas áreas do Sul. No interior do Rio Grande do Sul  e na serra de Santa Catarina ainda faz bastante frio na madrugada e ao amanhecer e há condições para a formação de geada. Praticamente toda costa da Região está com um alerta de ressaca, segundo a Marinha. 

 

Risco de geada 

O centro-sul gaúcho, incluindo a Região de Santa Maria e as áreas mais altas da serra gaúcha e catarinense podem amanhecer com geada nesta terça. Vai fazer muito frio em toda a Região e a temperatura não deve subir muito a tarde.

 

Sol, frio e geada no RS

A massa de ar seco polar começa a perder força, mas ainda deixa o tempo firme com sol, temperatura amena e com geada ao amanhecer em praticamente todo o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina

 

Instabilidades ganham força e chuva se espalha por SC e PR

No leste do Paraná, incluindo Curitiba, há condições para chuva frequente, mas de fraca a moderada intensidade. A região do Vale do Itajaí e de Florianópolis tem condições para uma quinta-feira de céu nublado e com chuviscos ocasionais.

 

Para o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e norte do Paraná a previsão é um dia com sol, aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da Região o tempo fica mais instável e com chuva a qualquer hora do dia, mas o sol ainda aparecer em alguns momentos, entre muita nebulosidade.

 

 

Foto de Angela Ruiz, Curitiba (PR)

 

Mar agitado

Todo o litoral da Região Sul está com um alerta da Marinha Brasileira para ressaca. O mar vai continuar agitado até sexta-feira. No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina as ondas vão variar de 2,0m a 3,0m, nesta quinta-feira. 

 

Sexta com mais chuva sobre o Sul

Nesta sexta, 6 de setembro, a passagem de uma nova frente fria sobre o oceano e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai vão aumentar a instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Apenas o centro-norte do Paraná tem previsão de sol, sem risco de chuva. O leste do PR e de SC ainda tem um dia encoberto, frio e com chuviscos ocasionais. Nas outras áreas há condições para pancadas de chuva, até acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Curitiba - PR

21°
min

28°
max

20mm / 90%