Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Centro-Oeste continua com muita fumaça e calor acima dos 40°C

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de George Pereira, Anaurilândia (MS)

6 min de leitura

Oferecido por

A semana começou extremamente quente por toda a Região Centro-Oeste do Brasil, com temperatura as acima dos 42°C em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e muito próximas dos 40,0°C em alguns locais de Goiás. Além do calor extremo, a população enfrenta a níveis de umidade do ar muito baixos e grande quantidade de fumaça espalhada no ar por causa das centenas de focos de fogo que ainda são observados sobre a Região.

 

10% de umidade no ar

Durante a tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia  registrou níveis de umidade relativa do ar de 10% em Água Clara (MS), Rio Verde (GO), Amambai (MS), Paraúna (GO) e Goiânia (GO). O aeroporto da região de Cuiabá também registrou 10% de umidade no ar.

Estes foram valores mais extremos, mas toda a Região Centro-Oeste voltou a registrar várias horas consecutivas com níveis de umidade muito abaixo dos 60%, que é o recomendável pela Organização Mundial da Saúde.

 

Mais de 42°C

Cuiabá, capital de Mato Grosso, bateu o recorde de calor histórico na tarde de 16 de setembro de 2019 e registrou a maior temperatura em 108 anos de medições. A temperatura passou dos 42°C.

Em Coxim (MS), o INMET registrou 41,7°C, em Rosário do Oeste (MT), 41,5°C.

 

Na tarde do domingo, 15 de setembro, o calor passou dos 40°C em muitas áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, mas a temperatura superou os 42°C em alguns locais destes estados, o que não é muito comum. 

As vinte maiores temperaturas registradas pelo INMET no Brasil na tarde de 15 de setembro foram todas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

Confira as 5 maiores temperaturas ocorridas no Brasil em 15/9/2019, segundo o INMET



Cidade

UF

T máxima (°C)

Coxim

MS

42,9

Poxoréo

MT

42,5

Cáceres

MT

42,0

Água Clara

MS

42,0

Cuiabá

MT

41,8

Rondonópolis

MT

41,5



Calorão continua nesta terça

Para esta terça-feira, 17 de setembro, não tem nenhuma grande mudança no tempo prevista para para o Centro-Oeste do Brasil. O tempo muito quente e seco ainda predomina por praticamente toda a Região. 

Há possibilidade de algumas pancadas de chuva na porção noroeste de Mato Grosso, região próxima a Rondônia e ao Amazonas, o calor será intenso também nesta área.

A região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai deve ter um aumento da nebulosidade na noite desta terça-feira por causa de uma frente fria que se desloca pelo litoral da Região Sul. Mas não tem previsão de chuva.

 

 

 

Foto de George Pereira, Anaurilândia (MS)

 

Chuva à vista

Mudanças no tempo são esperadas para a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no decorrer semana, com previsão de pancadas de chuva para estes estados. 

Na tarde da quarta-feira, vários locais da faixa norte de Mato Grosso poderá ter pancadas de chuva. Na quinta-feira, 19, e a sexta-feira, 20, a chance de alguma chuva é considerada para todas as regiões de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Mas as pancadas que ocorrerem será em pequenas áreas e não devem ter força e nem abrangência suficiente para apagar o fogo das queimadas e nem terminar com a fumaça que se espalha sobre o Centro-Oeste.

Há uma possibilidade de chuva para Goiás e Distrito Federal na próxima semana.

 

Fumaça

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a região de Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, lidera o ranking de focos de fogo nas escalas anual, mensal e em 48 horas. Entre 1 de janeiro e 15 de setembro de 2019 foram registrados 3355 focos de fogo.

O estado de Mato Grosso é o que teve mais focos desde o início deste ano, num total de 24039 focos, até o dia 15 de setembro.

 

A imagem captada pelo satélite Terra/MODIS,operado pela NASA mostra a grande quantidade de focos de fogo (pontos vermelhos) sobre o Centro-Oeste do Brasil. É possível ver a pluma de fumaça saindo dos focos mais ativos.

 

 

Focos de fogo (pontos vermelhos) sobre a região Cetro-Oeste em 16/9/2019

 

 

O detalhamento da imagem mostra a extensa e forte pluma de fumaça que sai de uma grande foco de fogo no norte do Paraguai. A coloração esbranquiçada por toda a imagem é a nuvem de fumaça, porém muito menos densa do que a observada o norte do Paraguai. 

 

 

Intenso foco de fogo no norte do Paraguai em 16/9/2019

 

 

Nos últimos dias, a circulação dos ventos sobre a América do Sul voltou a levar parte desta fumaça para para o Sul do Brasil. O fluxo de fumaça se intensificou no fim de semana passado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias