Chuva forte e volumosa no Sul nesta terça

16/09/2019 às 21:23
por Redação

Oferecimento
Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter ventania. Paraná continua muito quente, mas terá mudanças no tempo na quarta. 

Uma  frente fria se afasta da costa do Sul do Brasil nesta terça-feira, 17 de setembro, mas ainda deixar fortes áreas de instabilidade influenciando o tempo sobre a Região. Raios, chuva e ventos fortes são esperados para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, enquanto o calor e o tempo seco predominam no Paraná.  O Sul vai passar por várias mudanças no tempo até o fim desta semana. 

 

Chuva forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

A previsão para esta terça-feira é de que chova com moderada a forte intensidade entre a tarde e a noite, no centro-oeste do Paraná.  Para o norte do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade, a qualquer hora do dia e muita nebulosidade, mas o sol deve aparecer em alguns momentos.  A previsão para a região de Porto Alegre, e todo o centro-oeste gaúcho, onde estão a região de Santa Maria e de São Luiz Gonzaga, é de um dia com chuva frequente, volumosa e forte.  

No sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Uruguaiana e de Bagé,  uma massa de ar frio de origem polar deixa a temperatura baixa. A sensação é de frio. A previsão é de um dia de sol entre muitas nuvens, sem condições para chuva. 

 

Ventos fortes e queda na temperatura

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as rajadas de vento nesta terça podem alcançar velocidades entre 60km/h a 80km/h e a temperatura deve ter acentuada queda.  A temperatura vai ficar amena o dia todo.

 

Paraná quente e seco

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura na tarde da segunda-feira, 16 de setembro, chegou aos 39,0°C em Cidade Gaúcha e em Diamante do Norte, as duas cidades no norte paranaense. 

Nesta terça-feira, o sol, o calor e o ar seco vão predominar sobre o Paraná, incluindo Curitiba, e a circulação dos ventos marítimo vai estimular a formação de muitas nuvens apenas sobre o litoral do estado, onde o dia será de sol pode aparecer um pouco.

 

Apenas o litoral do Paraná não vai ter níveis de umidade abaixo do ideal. No norte do estado, a umidade do ar vai chegar entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia e entre 21% e 30% nas demais áreas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde humana é que a umidade no ar fique acima de 60%.

 

 

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

 

Quarta com chuva no Paraná

Áreas de instabilidade vão se espalhar mais sobre o Sul do Brasil na quarta-feira, 18 de setembro, e deve voltar chover sobre praticamente todo o estado do Paraná, incluindo Curitiba. As pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes. Ainda faz calor no Paraná.

 

A previsão para Santa Catarina é de chuva a qualquer hora do dia e muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte.

 

A chuva no Rio Grande do Sul vai se concentrar apenas na região norte. Para a região de Porto Alegre e para a faixa centro-oeste do estado, a previsão é de sol entre muitas nuvens. No sul gaúcho, o dia será de sol.

A quarta-feira será um dia com temperatura amena em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

15mm / 90%