Região Nordeste - previsão para a primavera 2019

23/09/2019 às 10:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como serão a chuva e a temperatura no Nordeste durante a estação?

A primavera 2019 tem início às 4h50min do dia 23 de setembro e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro

 

Em quase toda a Região Nordeste do Brasil, a primavera é uma época de seca e de aumento do calor. Precipitações fracas e eventuais ocorrem pelo litoral, especialmente o litoral leste. O litoral norte da Região recomeça a ter pancadas de chuva no fim da estação.Algumas frentes frias conseguem estimular chuva sobre a Bahia. 

A primavera é época de voltar a chover no centro-sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.

 

Os fenômenos meteorológicos que normalmente influenciam a Região Nordeste durante a primavera são:

- Linhas de instabilidade  (favorece chuva)

- Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - favorece chuva

- Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) - reduz a chuva

- Vórtice ciclônico em altos níveis (pode aumentar ou inibir a chuva conforme sua posição

 

Como ficam os oceanos? 

O fenômeno El Niño que predominou no verão e no outono se desconfigurou. A primavera 2019 será com neutralidade climática no Pacífico Equatorial Leste. A temperatura do Atlântico Sul terá maior importância no Clima da estação e terá grande peso no comportamento da chuva sobre a Região Sudeste

Durante toda a estação, a tendência é que o Atlântico Sul  fique “frio”, com temperatura abaixo a média, em muitas áreas da costa brasileira. A temperatura da água do Atlântico Sul abaixo do normal dificulta o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste.

 

Primavera 2019

A primavera traz complicações quanto ao estabelecimento do período úmido no Nordeste. Ainda no mês de outubro a chance para a chegada de alguma frente fria no litoral leste da Região é muito baixa. A falta de frentes frias reforça o tempo seco. As pancadas que aparecerem serão muito escassas. 

No litoral, principalmente na faixa norte, ainda há chance para chuva proveniente de áreas de instabilidade que avançam do mar, mas nada que deixe a chuva acima da média. O calor ainda está presente e aumenta no interior.

Entre novembro e dezembro, devido a atmosfera não estar tão bem organizada, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) terá mais dificuldade para se estruturar. O VCAN é um dos principais sistemas meteorológicos que favorece instabilidade sobre o Nordeste. Consequentemente muitas áreas ainda devem apresentar chuva abaixo da média, principalmente no interior dos estados.

A  umidade da amazônia não deve ter um fluxo tão frequente em direção ao interior da região, devido a dificuldade de chegada das frentes frias. As temperaturas ficam acima da média.