Iceberg gigantesco se desprende na Antártida

01/10/2019 às 11:30
por Redação

Oferecimento
Bloco de gelo tem área maior do que a da cidade de São Paulo

Um iceberg de 1.580 quilômetros quadrados, área maior que a da cidade de São Paulo (1.521 quilômetros quadrados), se desprendeu da plataforma de gelo Amery, uma das maiores da Antártida. O fenômeno já era esperado por pesquisadores.

 

O novo iceberg, chamado D28, se desprendeu totalmente da plataforma no último dia 25 de setembro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30/09) pelo Twitter do programa de observação da Terra da União Europeia em parceria com a Agência Espacial Europeia, Copernicus.

 

O tweet mostra duas imagens capturadas e processadas pelo satélite Sentinel 1. Na primeira, de 20 de setembro, é possível ver uma rachadura em Amery. Na segunda, registrada de cinco dias depois, o iceberg já está completamente separado da plataforma de gelo.

 

antarctic (1)

A plataforma de gelo Amery diante do iceberg (Foto: ESA Sentinel-1A)

 

antarctic (2)

A sequência do iceberg da Amery Ice Shelf. (Foto: ESA)

 

O último grande desprendimento de um iceberg gigantesco na Antártida ocorreu no início da década de 1960, segundo a Nasa, quando um bloco de 9.800 quilômetros quadrados se rompeu.

 

Especialistas disseram que o desprendimento não tem relação com as mudanças climáticas. "Há muito com o que se preocupar na Antártida, mas não há motivo de alarme não esse caso particular", afirmou Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps à emissora britânica BBC.

 

Um iceberg gigante descolou na frente da plataforma de gelo Amery. O iceberg, oficialmente chamado D-28, tem 1.636 quilômetros quadrados. (Foto: ESA Sentinel-1A)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%